O Domingo no Câmpus, do UnicenP – Centro Universitário Positivo, evento que celebra a música erudita, retorna em agosto com dois concertos que abordam o Romantismo (1810 a 1910), período em que a arte, especialmente a música, enfatizou a emoção em detrimento da razão como uma nova maneira de se interpretar o mundo. Abrindo as apresentações do segundo semestre, durante este mês o programa cultural celebrará o compositor Robert Schumann (1810-1856), no ano que marca os 150 anos de sua morte.

Dois recitais especiais relembrarão o compositor. No primeiro, hoje, é a vez da música vocal com a soprano Marília Vargas e Ben Hur Cionek ao piano. No domingo seguinte, dia 27 de agosto, será apresentada a música de câmara de Schumann, com o Quarteto Rio de Janeiro executando o Quinteto para Cordas e Piano em Mi Bemol Maior. Os concertos acontecem sempre às 11h, no Teatro UnicenP.

Robert Schumann é o compositor que melhor sintetiza as contradições do Romantismo. Sua obsessão pela perfeição sonora, desde as primeiras notas, está refletida em suas composições. Fechando uma biografia recheada de problemas, Schumann morreu confinado em um manicômio aos 46 anos.

Primeira audição

O concerto de abertura do ciclo Schumann 150 anos apresenta a música vocal do compositor. No programa, Vida e amor de uma mulher (Frauenliebe und Leben), com canções do próprio Schumann e de sua esposa, Clara Schumann. Esta é a primeira audição em Curitiba das canções da pianista. A soprano paranaense Marília Vargas interpretará as peças, acompanhada do pianista Ben Hur Cionek.

Com diversos prêmios nacionais e internacionais, Marília iniciou seus estudos de música aos 5 anos. Em 2001 obteve o Solisten Diplom na renomada Schola Cantorum Brasiliensis, na Suíça, e em 2002 terminou seu mestrado com um Konzert Diplom. O pianista Ben Hur Cionek passou pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, continuou seus estudos na Academia Frederic Chopin em Varsóvia, na Polônia, e em 2001 concluiu o mestrado de Música e Interpretação Pianística na Western Michigan University, Kalamazoo, nos Estados Unidos.

Programação

20 de agosto, Canções de Clara Schumann (primeira audição em Curitiba) e de Robert Schumann. No programa ?Vida e amor de uma mulher (Frauenliebe und Leben) – Marília Vargas soprano e Ben Hur Cionek ao piano

27 de agosto, Música de câmara de Robert Schumann com o Quarteto Rio de Janeiro – Destaque para Quinteto para Cordas e Piano em Mi Bemol Maior – Ricardo Amado e Felipe Prazeres – violinos, Eduardo Pereira – viola, Marcus Ribeiro  – violoncelo e participação de Gilberto Tinetti – piano

Serviço:

Ciclo Schumann 150 anos, dias 20 e 27 de agosto, no Teatro UnicenP – Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido (Estacionamento 8)

Ingressos: R$ 10,00. – Estudantes pagam meia.