Sarau Lítero-Musical em clima de romantismo

O tradicional sarau lítero-musical de toda primeira sexta-feira de cada mês, no coreto do Sesc/Cascavel, proporcionará um clima de romantismo nesta edição. O recital, com a participação dos escritores, poetas e convidados da Academia Cascavelense de Letras (ACL), será aberto ao público a partir das 20 horas, e constará de uma seleção dos mais belos poemas de amor da literatura brasileira e mundial.

Serão dezenas de obras literárias, exaltando o "Amor, eterno amor", tema deste sarau, que acontece uma semana antes do dia dos namorados. De Goethe a Baudelaire, de Cecília Meireles a Florbela Espanca, de Alberto de Oliveira a Castro Alves, de Gregório de Matos a Ferreira Gullar, de Mário Quintana a Vinícius de Morais, cada um deles, ao seu estilo, traçando um momento da lírica amorosa. Os apaixonados poderão fazer a sua declaração de amor, em verso ou em prosa.

Autores clássicos como Molière, Paul Verlaine e Victor Hugo serão destacados ao lado dos poetas de nossa terra. Alguns trabalhos inéditos serão apresentados, feitos especialmente para a ocasião. Poetas que popularizaram os seus versos através da música também serão destacados.

Sarau em Assunção

A experiência da Academia Cascavelense de Letras, que obteve grande sucesso ao trazer do passado o sarau lítero-musical, reunindo artistas e pessoas da comunidade em torno da boa literatura e da música popular, será levada para Assunção, Paraguai, no próximo dia 24 de junho, quando da realização do Encontro Cultural do Mercosul. Já estão confirmadas as presenças de vários integrantes da ACL, que participarão da programação oficial do evento.  O professor e historiador Alberto Rodrigues Pompeu palestrará sobre a colonização do oeste do Paraná, que teve desde muito cedo a mão-de-obra argentina e paraguaia, antes da efetiva ocupação pelos brasileiros. Os escritores Antônio de Jesus e Márcio Eduardo Couto declamarão versos de grandes nomes da literatura latino-americana e de poetas contemporâneos do oeste paranaense. Será firmado um acordo de intercâmbio cultural na área da literatura, visando a publicação de livros bilíngües (português e espanhol).

Voltar ao topo