Samba no Canal da Música

O compositor carioca Guilherme de Brito, 80 anos, abre hoje às 20h15 no Canal da Música a série O Samba e sua Nobreza, que vai trazer à cidade os principais nomes do samba e choro, dentro do projeto Estação Mix. Participações especiais do violonista Cidinho Sete Cordas, Grupo Simplicidade e Grupo Bompartido.

Desprendimento e sensibilidade são alguns dos traços deste poeta inspirado que, mesmo sem nunca ter reclamado a autoria dos versos “Tire seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor” – atribuídos erroneamente ao parceiro Nelson Cavaquinho -, conseguiu um lugar especial na MPB.

No show de Curitiba, o sambista apresentará músicas do seu último CD – Samba guardado. Um disco histórico, que traz sete parcerias – inéditas ou obscuras – com Nelson Cavaquinho, uma com Nelson Sargento, duas com o filho Juarez de Brito, além de duas individuais.

Guilherme de Brito gravou o primeiro disco em 1977, pela RCA Victor, em companhia de Elton Medeiros e Candeia, além do parceiro Nelson Cavaquinho. Com ele, recebeu o merecido título de um dos “Quatro Grandes do Samba”, e surpreendeu o público revelando-se um cantor de ótimos recursos vocais. Em 1980 gravou seu primeiro disco solo, no Estúdio Eldorado, em que cantava todos os sucessos e antigas composições. Atualmente, vem abrindo o seu leque de parcerias, compondo com Alcyr Pires Vermelho, Nelson Sargento, Monarco, Fagner, Tito Madi, Chico Feitosa, Paulinho Tapajós, Toninho Gerais, Elton Medeiros e outros.

Voltar ao topo