O sambista carioca Tantinho volta a Curitiba para lançar dois álbuns próprios. Ambos os discos são frutos de seu trabalho de pesquisa sobre os compositores da escola de samba que ele acompanha desde criança, a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

continua após a publicidade

O álbum duplo Tantinho, memória em verde e rosa foi lançado em 2006 e conquistou o Prêmio Tim de Música no ano seguinte na categoria melhor álbum de samba.

Este trabalho resgata 32 obras de autores diversos da Mangueira, feitas entre 1930 e 1960. No repertório há canções de Cartola, Geraldo Pereira, Nelson Cavaquinho, Carlos Cachaça, Gradim, Alfredo Português, entre outros compositores mangueirenses quase anônimos do grande público. O mais recente, Tantinho canta Padeirinho da Mangueira foi lançado em 2009.

O trabalho homenageia Osvaldo Vitalino de Oliveira (1927-1987), mais conhecido como Padeirinho (que apesar de passar a vida trabalhando como estivador, era assim chamado por ser filho de um padeiro).

continua após a publicidade

Foi um sambista versátil, que criava sambas enredo, de gafieira, de terreiro, partido alto, entre outras vertentes. Não teve o mesmo reconhecimento de Cartola e Nelson Cavaquinho, mas suas composições foram gravadas por intérpretes como Jamelão, João Nogueira, Jards Macalé, Beth Carvalho, Nara Leão e Germano Mathias.

No show, Tantinho estará acompanhado por oito músicos paranaenses, entre eles Julião Boêmio (cavaquinho), Vina Chamorro (violão de 7 cordas) e Daniel Miranda (sax alto e clarinete).

continua após a publicidade

O repertório da apresentação inclui canções como Saudades da Mangueira, A situação do escurinho, Terreiro de Itacuruçá, Agoniza mas não morre, entre outras.

O show acontece hoje, às 2030, no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299, Centro). Ingressos a R$ 15,00, à venda no bar CanaBenta (Av. Itupava, 1431, Alto da XV), Cimples Ócio (Rua Miguel Jorge Nasser, 206, bairro Tingui) e no local.