Samara Fellipo não abre mão da adolescência

Samara Felippo não tem pressa em perder o ar de garotinha. Aos 25 anos, a atriz de corpo mignon e rosto de adolescente quer permanecer com o mesmo biotipo enquanto puder. Até porque o tipo físico tem ajudado Samara a conseguir bons papéis, como a virginal e obediente Celina de Chocolate com Pimenta. O ar juvenil também se encaixou com perfeição para viver a caçula da família de Bento Gonçalves, a impulsiva Mariana, em A Casa das Sete Mulheres, e destacar o drama da adolescente soropositiva Érica em Malhação. A atriz já chegou a ser questionada se não estaria na hora de investir numa imagem de mulher mais madura, mas diz que não tem esta preocupação. “Até porque não sei até quando vai durar”, justifica.

O próprio papel de Samara em Chocolate utiliza a juventude de Celina para contrastar com a velhice de seu pretendente, vivido pelo veterano Cláudio Corrêa e Castro. O casamento entre o sovina Conde Klaus e a jovem Celina é uma das cartas na manga de Walcyr Carrasco na novela das seis. Apaixonada por Guilherme, de Rodrigo Faro, a personagem de Samara vai ser obrigada a se casar com Conde Klaus para pagar a dívida de pôquer do próprio pai. O autor vai utilizar a situação para fazer uma espécie de jogo de “gato e rato” na trama, pois a mocinha vai aprontar “mil e uma” para que o velhote não “consume” o casamento entre eles. “Vai ser bacana porque vou finalmente também poder fazer comédia na novela”, ressalta a atriz.

A personagem Celina, aliás, se presta bem ao objetivo de Samara em continuar numa espécie de “Síndrome de Peter Pan” feminina. Isso porque a atriz não vai ter de fazer cenas muito ousadas na pele da adolescente e o clima entre Celina e Conde Klaus vai ser “água-com-açúcar”, mais próxima da comédia pastelão do que qualquer tipo de erotismo. O maior cuidado de Samara, no entanto, tem a ver com a maneira com que ela constrói a sua imagem na mídia. A atriz, por exemplo, jamais aceitou fazer fotos sensuais, nem mesmo no bem-comportado site Paparazzo, onde várias de suas colegas já apareceram. Samara também vem sendo sondada pela Playboy há anos, mas a revista jamais conseguiu convencer a atriz a se despir. “Nunca tive aquela coisa de ?vou posar para a uma revista para as pessoas verem que também sou um mulherão?. Aliás, muito pelo contrário”, garante.

Entre os papéis que interpretou, a fogosa Mariana de A Casa das Sete Mulheres foi a que mais explorou o lado sensual da atriz. Com os hormônios em ebulição, a personagem não sossegou até transar com o bugre João Gutierrez, de Heitor Martinez, um peão da fazenda onde ela vivia. Mas mesmo assim, a personagem seguia a linha ninfeta conforme o gosto de Samara. Neste sentido, a Gylvânia de Suave Veneno foi o papel que mais aproximou a atriz do tipo mais de adulta do que de adolescente. Gylvânia era uma publicitária formada, dividia o aluguel com o personagem de Rodrigo Santoro e acabava a trama com o “jovem coroa” Kadu Moliterno. Mas, em vez de seguir a linha de sua personagem em Suave Veneno, Samara acabou indo para Malhação, novelinha produzida para o público jovem.

Com isso, a atriz reforçou a imagem de “eterna adolescente” na pele da bela Érica. A personagem servia para debater o drama da aids na novelinha global e fez tanto sucesso que Samara permaneceu na produção por quase dois anos. A atriz afirma que sofria preconceito nas ruas e chegou a perder contratos de trabalho porque estava interpretando uma personagem soropositiva. O papel em Malhação caiu como uma luva para Samara manter a imagem de “menininha”. Aliás, é pensando neste tipo de personagem que a atriz reluta em assumir de uma vez por todas que já poderia viver um “mulherão”. “Todos nós envelhecemos e, é por isso, que quero explorar ao máximo minha juventude”, alardeia.

Início

Samara Felippo chegou a se aventurar em fotos para publicidade, mas logo decidiu seguir realmente a profissão de atriz. Inscreveu-se no curso de teatro do badalado Tablado, no Rio de Janeiro, e permaneceu estudando por dois anos. Foi selecionada para a Oficina de Atores da Globo, onde freqüentou o curso de interpretação por quatro meses. No término do período, foi chamada para participar da extinta novelinha Caça Talentos, protagonizada por Angélica.

Voltar ao topo