ruy_castro2.jpgO jornalista e escritor Ruy Castro abre a programação de 2006 do Sempre Um Papo, em Curitiba. Autor das biografias consagradas de Nelson Rodrigues e Mané Garrincha, Ruy lança o livro ?Carmem? (Cia das Letras), biografia da brasileira mais famosa do século XX ? Carmem Miranda. O bate papo acontece dia 8 de março, quarta-feira, às 19h30, no Teatro da Caixa.

Carmen, o novo livro de Ruy Castro, é a maior biografia de um artista já publicada no Brasil. Ano a ano, o autor acompanha a vida da brasileira mais famosa do século XX. A biografia vai do nascimento da menina Maria do Carmo, numa aldeia em Portugal (e a vinda ao Rio de Janeiro, em 1909, com dez meses de idade), à consagração brasileira e internacional de Carmen Miranda, chegando até sua morte em Beverly Hills, aos 46 anos, vítima da carreira meteórica e dos muitos soníferos e estimulantes que massacraram seu organismo em pouco tempo.

Mas Carmen não é apenas uma biografia. Enquanto entrelaça a intimidade e a vida pública da maior estrela do Brasil, Ruy Castro nos leva a um passeio pelo Rio dos anos 20 e 30, e por Nova York e Hollywood dos anos 40 e 50 – cenários de que é especialista. Ruy ainda resgata a história da música popular brasileira, da praia, do Carnaval, da juventude do passado, da Rádio Mayrink Veiga, do Cassino da Urca, da Broadway, dos gângsters que dominavam os night clubs americanos e dos bastidores dos estúdios de cinema – numa época em que os beijos eram em Technicolor e em que, para estrelas como Carmen, as noites não tinham fim.

O Sempre Um Papo tem entrada franca, e acontece numa realização da Caixa Econômica que conta com o apoio do Hotel Mabu.

Serviço
?Sempre Um Papo? com o jornalista e escritor Ruy Castro.
Dia 8 de março, 19h30, no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280).
Entrada Franca.