Foram premiados ontem à noite, em Foz do Iguaçu, os vencedores do Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas, que reuniu cartunistas de 78 países e distribuiu US$ 20 mil em prêmios. O russo Yuri Ochakovsky, que vive em Israel, foi o primeiro colocado. Em segundo, ficou o trabalho do gaúcho Neltair Abreu, o Santiago. O espanhol Omar Alberto Figeroa Turcios obteve a terceira colocação. O quarto prêmio foi para o baiano Flávio Luiz Rodrigues. O paulista Raimundo Rucke ficou em quinto lugar.

O evento, promovido no Hotel Bourbon de Foz do Iguaçu, termina hoje. A promoção, do Iguassu Convention e Visitors Bureau (ICVB), teve cerca de 2.800 trabalhos inscritos. Desse total foram selecionados trezentos para a exposição e fase final do concurso.

Para o paulista Angeli, o festival está integrando os artistas sul-americanos. “Estou encontrando uma série de amigos cartunistas, principalmente da Argentina, que há muito tempo não via”, disse. Para o cartunista, a promoção pode abrir ainda as portas para a realização de eventos ligados ao teatro e ao cinema.

Angeli, criador de personagens como Wood e Stock, Bob Cuspe e Os Skrotinhos, disse que o humor está vivendo uma nova fase. “Hoje estão sendo produzidos longas-metragens de humor para o cinema e até documentários sobre o cartum humorístico para a televisão e o cinema também”, lembrou. Angeli é do time do humor ácido e crítico.

Carlos Nine

O argentino Carlos Nine é expoente do humor gráfico que participou do salão. Sexta-feira pela manhã, ele visitou o pavilhão onde estão expostos os trezentos trabalhos classificados pela Comissão Julgadora, ele comentou o sucesso do evento e destacou o “nível elevadíssimo” dos cartuns. “Chama a atenção, imediatamente, a grande quantidade de cartuns de artistas do Leste europeu, uma região com grandes destaques das artes gráficas e que a cada dia apresenta mais e mais novidades”, afirmou.

Segundo Carlos Nine, o cartum é um gênero em que muitas vezes conta mais a mensagem passada pelo desenho, a idéia que o cartunista teve sobre o tema, do que a realização gráfica em si. Por isso é difícil decidir quais são os melhores cartuns na hora de julgar uma quantidade de trabalhos como a que foi inscrita para o Festival das Cataratas do Iguaçu.

“Outra grande idéia foi delimitar os trabalhos à água, porque em cima de um único tema as pessoas têm que desenvolver idéias as mais diversas. Além disso, o mundo está entrando numa verdadeira guerra pela água, e os trabalhos expostos aqui retratam, em grande parte, esta batalha pela água”, concluiu Carlos Nine.

Carlos Nine nasceu em Buenos Aires, em 1944. Seus trabalhos são publicados regularmente nos diários argentinos Clarín e Noticias, e também no jornal francês Le Monde.Já promoveu exposições individuais na Argentina, na Itália e na Bélgica, e foi premiado em salões de humor na Espanha, Argentina, Itália e EUA.

Tomy

O cubano Tomás Rafael Rodríguez Zayas, o Tomy, é outra referência internacional na área de humor gráfico. Ele também demonstrou satisfação com a existência de um festival “tão bem organizado” fora do eixo dos grandes eventos do gênero.

Tomy nasceu em 1949 em Barajagua e desde 1968 trabalha na imprensa. Suas especialidades são o humor político e as generalidades do dia a dia. Foi presidente da Associação de Humoristas de Cuba, e já expôs individualmente em países como Cuba, Angola, Nicarágua, Costa Rica, Coréia, México, França, Colômbia e Brasil. Além disso, ganhou prêmios e distinções nos principais eventos ao redor do mundo.

continua após a publicidade

continua após a publicidade