Ruas e teatros de Curitiba serão tomados por bonecos

A partir de amanhã, as ruas e teatros de Curitiba serão tomados por bonecos de vários tamanhos e de distintas nacionalidades. É o XII Festival Espetacular de Bonecos de Curitiba, que acontece até o dia 20 de julho em diversos espaços culturais da cidade. o festival reúne este ano 34 companhias, que farão 80 apresentações. Serão 29 grupos brasileiros, sendo 21 do Paraná, e outros 5 grupos estrangeiros vindos do Chile, Argentina, República Tcheca e Espanha.

A abertura é amanhã, às 20h, no Guairinha, com Sevé, o primeiro espetáculo adulto da Zero Cia. de Bonecos, de Belo Horizonte. Na história, a religiosidade, tradições e crendices que revelam a simplicidade e singularidade do povo do sertão brasileiro. “O teatro de bonecos é uma magia que reúne pais e filhos, ajuda no aprendizado infantil e resgata recordações da infância”, resume a diretora do Teatro Guaíra, Nitis Jacon. O Festival faz parte do calendário nacional e internacional de teatros de bonecos.

No sábado, a partir das 10h, a Fanfarra Municipal de Ipiranga percorrerá a Rua XV, entre a Boca Maldita e a Praça Santos Andrade, acompanhada por artistas em pernas-de-pau. No domingo, às 10h30, nas Arcadas de São Francisco, o Bloco da Cultura (São José dos Pinhais) apresentará o Carnaval de Bonecos, formado por alunos da Escola Livre de Teatro e pela Banda Marcial da Guarda Mirim.

Entre os destaques estão os grupos brasileiros XPTO e Morpheus, ambos de São Paulo, que estarão pela primeira vez no festival. As apresentações serão nos dias 19 e 20, às 15h (XPTO, Guairinha) e 20h (Morpheus, Teatro Dr. Botica).

O La Fanfarra – Maiorona Masgrau, da Espanha, fará a estréia do espetáculo El Despertar de las Pasiones, a segunda parte da montagem Sofia, apresentada ano passado pela companhia. O grupo fará apresentações nos dias 18 e 19, às 20h, no Teatro José Maria Santos.

Pavel Vangeli, da República Tcheca, apresentará The Swinging Marionettes, um espetáculo de 50 minutos que usa bonecos de 70 centímetros de altura em seis quadros cômicos ao som de jazz e de músicas dos anos 30. Serão duas apresentações no domingo, às 15h e 17h, no Guairinha.

De Curitiba, o grupo Merengue apresenta o espetáculo inédito Jasmim, texto, direção e interpretação da presidente da APTB, Olga Romero, para crianças entre 3 e 7 anos. Os bonecos contam a história dos artistas que não conseguem dormir nas noites de lua cheia, porque há muito barulho no jardim de Jasmim. As apresentações acontecem sábado, às 10h30 e 16h, no miniauditório do Guaíra.

Circuito

Além dos espetáculos para o público em geral, algumas companhias farão um trabalho dirigido. São apresentações no Lar das Meninas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Lar dos Meninos do Xaxim, Hospital Pequeno Príncipe, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Erasto Gaertner, Hospital de Clínicas e Lar Espírita Maria de Nazaré. Também serão realizadas exposições no Teatro Guaíra (Brinquedo Brincadeira), na Biblioteca Pública do Paraná (Folclore em Bonecos) e no Shopping Estação (Bonecos Feito Gente).

Além disso, os bonequeiros se reunirão no dia 20, a partir das 10h, no miniauditório do Guaíra, para falar sobre o teatro de animação. Participarão do debate Valmor Beltrame, doutor em teatro pela USP; Eliane Lisboa, mestre em teatro de Universidade de Paris III; e Amabilis de Jesus, professora de cenografia da FAP (Faculdade de Artes do Paraná).

***

Os ingressos custam 4 e 2 reais. Informações e a grade de programação no site

www.teatroguaira.pr.gov.br

Festival traz eventos paralelos

Este ano a Banda do Miro, com o maestro Miroslau e outros seis músicos com instrumentos de sopro e percussão, participa do Festival com nova variedade musical. As apresentações acontecem antes de cada espetáculo.

A atriz Fernanda Moraes também se apresenta antes das sessões. A performance Ticlau, a Bailarina poderá ser vista no saguão dos teatros meia hora antes do início de cada montagem da mostra oficial.

O projeto I Oh! Fineco vai reunir, entre os dias 15 e 19, sempre às 22h, os bonequeiros no Cine Música Bar, em frente ao Passeio Público. A cada dia haverá uma apresentação musical e performances. Esta programação acontece sempre depois do último espetáculo oficial.

O Festival Espetacular de Bonecos é um projeto do Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura com a colaboração da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos, viabilizado pela Lei Rouanet.

Voltar ao topo