Rotaract

Uma das coisas que mais me dá prazer é a leitura, de preferência de assuntos relacionados com temas sociais e ciências humanas. Nos últimos três meses, tive a oportunidade de fazer longo estudo sobre o Rotaract Club (organização patrocinada por um Rotary Club), que tem, entre tantos objetivos, o cultivo do conhecimento e do entendimento das privações das comunidades locais e do mundo, bem como criar condições de melhora de vida destas comunidades. O Rotaract é composto de jovens com idade entre 18 e 30 anos, sem distinção de sexo.

A palavra Rotaract é formada pela união das palavras inglesas Rotar (de Rotary) e act (de Action), e pode ser entendida como: Rotary em ação ou Ação de Rotary. Foi em North Charlotte, Carolina do Norte, Estados Unidos, que, aos 13 de março de 1968, surgiu o Rotaract. No Brasil, na cidade de Caruaru-PE, a organização teve sua primeira sede em maio de 1968. Já o Rotaract de Almirante Tamandaré, região Metropolitana de Curitiba, foi instalado aos 31 de julho de 1991. Contatei Paola Maria Lovato, 25 anos, presidenta atual do Rotaract de Almirante Tamandaré. Vejamos:

Jorge – Realizei várias pesquisas, ao lado de estudantes, sobre os problemas sociais, que não são poucos, referentes ao município de Almirante Tamandaré. Durante o período de 2006-2007, que corresponde a sua gestão frente ao Rotaract Club Almirante Tamandaré, quais são as prioridades que objetivam a diminuição das mazelas sociais?

Paola – Planejamos realizar uma pesquisa nos bairros do município para identificar problemas sociais e elaborar projetos, como Campanha do Natal, Campanha do Agasalho, Chá da 3.ª Idade, Dia das Crianças (inclusive, doamos no último 11 de outubro à Escola Municipal Bortolo Lovato os jogos de: xadrez, dama, trilha, ping pong, arcos; algumas bolas e lanches) que ajudam as comunidades carentes a terem esperança em dias melhores. Pretendemos realizar parcerias com a Prefeitura, associação de moradores, as empresas e os interessados para discutirmos temas, como profissões, cuidados com a saúde e preservação do meio ambiente.

Está em estudo o Programa Ação Saúde, que pretende oferecer gratuitamente a possibilidade das pessoas fazerem checap, com teste de IMC-Índice de Massa Corporal, força, flexibilidade, pressão arterial, glicemia, entre outros, além das orientações (com atividades práticas) sobre como levar uma vida saudável.

Jorge – Aos 5 de agosto último, ocorreu o baile da quirera, uma iniciativa do Rotaract. O valor arrecadado é suficiente para dirimir os problemas sociais que o Club optou por atender?

Paola – O baile da quirera foi promovido em conjunto com o Rotary padrinho. O valor líquido arrecadado de R$ 3.000,00 (três mil reais) foi dividido com o Rotary. Com esta quantia, realizaremos a campanha de Natal 2006. Já no combate à poliomielite, o Rotary, por intermédio do fundo rotário, destina verbas para esta finalidade. Também outras formas de arrecadação (almoços beneficentes, torneios esportivos, etc) serão desenvolvidas para implantação de novos projetos.

Jorge Antonio de Queiroz e Silva é pesquisador, palestrante, historiador, professor. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

queirozhistoria@terra.com.br

Voltar ao topo