Romances para o verão

Susan e Philip são apaixonados desde a infância e têm de enfrentar o primeiro dilema do seu relacionamento: idealista, ela planeja se filiar a uma associação humanitária que presta socorro às vítimas hondurenhas do furacão Fifi, enquanto ele se apega ao sonho de uma tranqüila vida a dois em Nova York, onde inicia uma promissora carreira. Sob o argumento de que um projeto não anula o outro, apenas o adia, o espírito humanitário de Susan prevalece sobre o imediatismo de Philip. Mas logo ela se vê envolvida pelo ritmo alucinante da sua aventura hondurenha, e ele é obrigado a se contentar com cartas e reencontros cada vez mais breves.

Este é o resumo de Onde Você Está? (Bertrand Brasil, tradução de Rejane Janowitzer, 272 páginas), segundo romance do escritor francês Marc Levy.

Manejando técnicas narrativas cinematográficas, o autor torna as seqüências-chaves altamente visuais: é como se o leitor lesse o livro e “visse o filme” ao mesmo tempo. E, entremeando o texto com compilações jornalísticas dos principais fatos históricos que marcam a trajetória dos seus personagens até os dias de hoje, não apenas intensifica o seu realismo, como também ressalta a dimensão coletiva das suas vidas, dando-lhes validade e grandeza universais.

No campo dos estrondosos best-sellers, a Record é responsável pelas edições dos novos livros de Barbara Taylor Bradford e Frederick Forsyth. Em O Triunfo de Katie Byrne, Barbara Bradford, responsável por mais de 60 milhões de livros vendidos em todo o mundo, conta a história de uma jovem que, aos 17 anos, muda-se de país após duas amigas serem estupradas.

Uma morre e a outra entra em coma profundo. Ao retornar à vida, essa amiga vai causar reviravolta na história de amor que Katie Byrne, dez anos depois, vive na Inglaterra.

De Frederick Forsyth, Murmúrio do Vento surpreende com uma história de inusitada ficção do autor inglês chegado à espionagem. Conta a aventura de um branco que sobreviveu (embora se diga que não houve sobreviventes) ao massacre perpetrado pelos cheyennes na célebre batalha de Little Big Horn. Ele é um batedor do general Custer, apaixonado por uma índia e ainda vivendo os horrores do preconceito racial. É uma história de amor no Velho Oeste, com direito a um xerife e uma mulher com nome poético, que dá título ao romance.

De novos autores, a Editora Record faz a estréia no Brasil de Claudia Pattison, ex-editora da revista inglesa OK!, em Gente Famosa -Aventuras e desventuras de Ruby Lake, a repórter das celebridades (no original, o título foi batizado por Wow! Glamour! Gossip!). Através do romance de uma repórter de revista de fofocas e um jardineiro, a autora descreve os bastidores dos tablóides sensacionalistas e a relação de amor e ódio entre estrelas e jornalistas, ofertando uma deliciosa e inteligente sátira que convida o leitor para um passeio pelo incrível mundo das celebridades – um divertido e irônico mundo de fofocas, vaidades, ternos de veludo e cachorrinhos mimados.

E a Editora Bertrand Brasil aposta em Elizabeth Strout, premiada os EUA e na Inglaterra por Amy & Isabelle.

Com compaixão, humor e notável sensibilidade, o livro sonda os segredos da sexualidade que põem em risco o amor entre mãe e filha. Elizabeth Strout consegue despertar nosso interesse pelas extraordinárias pessoas comuns do universo de Amy e Isabelle e também o desejo de que elas achem um jeito de livrar-se de seu exílio emocional, freqüentemente imposto a si mesmas.

Hollywood e seus demônios

Clive Barker está de volta às livrarias brasileiras, sempre pincelando um comovedor mundo de mistérios. O cenário é a terra do cinema em O Desfiladeiro do Medo (Bertrand Brasil, 700 páginas). O leitor estará diante de um livro sem paralelo: uma descrição implacável e irresistível de Hollywood e seus demônios, contada com um estilo cru e o poder narrativo que transformaram os livros e filmes de Clive Barker em fenômenos mundiais.

O “herói” é Todd Pickett, que Hollywood transformou em um astro. O tempo, porém, está lhe cobrando um preço por isso. Ele não tem mais o rosto perfeito do ano anterior. Após uma cirurgia malfeita, Todd precisa de um lugar onde possa esconder-se durante algum tempo, enquanto as cicatrizes desaparecem.

Querendo ser momentaneamente esquecido, instala-se em uma mansão no Coldheart Canyon, um recanto da cidade tão secreto, que sequer consta nos mapas. Tammy Lauper, presidente de seu fã-clube, chega à cidade de Los Angeles decidida a solucionar o mistério do desaparecimento de Todd. Lá chegando, descobre segredos a respeito do Coldheart Canyon: os espíritos da “Lista A” dos astros e estrelas falecidos de Hollywood que vieram participar de orgias no canyon. (Curiosidade: Clive Barker mora em um canyon, na Califórnia, com seu companheiro, o fotógrafo David Armstrong.)

Voltar ao topo