O diretor Carlos Harmuch e os solistas: dedicação.

A classe de Opera Studio da 22.ª Oficina de Música de Curitiba apresenta hoje, às 20h, no Guairinha, a ópera Mozart & Salieri, de Nicolai Rimsky Korsakov (1844 -1908), com texto baseado no obra de Alexander Pushkin, que em sua peça A Inveja, deu origem à lenda sobre a suposta rivalidade entre os dois mais importantes compositores de Viena da segunda metade do século XVIII. A concepção é do professor Carlos Harmuch e a direção musical, de Neyde Thomas e Rio Novello. A direção de orquestra é do maestro Osvaldo Ferreira.

A obra de Korsakov é a base do espetáculo, formado também por trechos das óperas famosas de Mozart e duas obras de Salieri. Os dois personagens, interpretados pelos cantores Marcos Liesenberg e Saulo Javan, percorrem todo o espetáculo, interligando árias de óperas como Noites de Fígaro, Don Giovanni, A Flauta Mágica, Rainha da Noite, Rapto do Serralho e Zaide, de Mozart, e Tarare e Prima la Musica, Poi le Parole, de Salieri.

Ao longo do espetáculo, os protagonistas, cantando em russo, se rivalizam, mas não há nada historicamente comprovado sobre essa disputa. A lenda de ter sido Salieri o assassino de Mozart surgiu na literatura de Pushkin, e dois séculos depois ainda restam dúvidas sobre o episódio.

Mozart e Salieri encontravam-se numa situação de rivalidade completamente normal entre dois compositores ambiciosos. Até hoje não se sabe com exatidão a razão da morte de Mozart. Não se pode dizer com segurança se foi envenenado, mesmo com todas as especulações geradas sobre sua morte prematura, aos 35 anos.

Motivação

Carlos Harmuch concebeu o espetáculo durante três meses exclusivamente para a Oficina de Música. A execução, no entanto, não teve mais do que nove dias. “Montar o espetáculo em tão pouco tempo só foi possível por causa do empenho e da motivação das pessoas que participam da Oficina”, diz Harmuch. O diretor destacou a colaboração das equipes técnicas da Oficina de Música e do Teatro Guaíra, o que para ele foi decisivo para a realização do espetáculo. Ingressos a 5 reais.