enkontra.com
Fechar busca

+ Pop

Risológico 2012 movimenta Curitiba no mês de outubro

Festival de humor vai reunir grandes nomes da comédia do Brasil

  • Por Evidência Comunicação

A edição 2012 do Risológico, novo festival de humor no país, que acontece pelo segundo ano consecutivo em Curitiba traz novidades para esta temporada. Com realização da Seven Entretenimento, o evento, que chama atenção por reunir diversas manifestações do humor nacional, realiza de 04 a 07 de outubro no Teatro Regina Vogue (Av. Sete de Setembro, 275) uma mostra paralela “Riso Encena” com apresentações de alguns dos principais grupos de improviso de Curitiba – Santo Improviso, Resta 1 e o Improfocus, do grupo Antropofocus, e “A Regra é Cômica”, da Cia dos Palhaços –  e convidados de outros estados, como as montagens “Comédia em Preto e Branco” e “Camarilha Impro”, de São Paulo.

Além disso, de 05 a 07 de outubro, a Escola do Ator Cômico (R: Lamenha Lins, 1429) será palco de diversas oficinas durante o festival. A curadoria do “Riso Encena” e das oficinas quem assina é o paranaense Andrei Moscheto.

O paulista Allan Benatti vai ministrar a oficina de construção de personagens para a improvisação nos dias 05 e 06 de outubro (sexta e sábado), das 15 às 18h; o paranaense Andrei Moscheto dará o curso de improvisação, nos dias 05 e 06 de outubro (sexta e sábado), das 9 às 12h; Rafael Barreiros (PR), vai ministrar a oficina de palhaço “Levando o Riso a Sério”, que visa estudar a arte do palhaço/clown, nos dias 06 e 07 de outubro (sábado e domingo), das 9 às 12h; Mauro Zanatta, ministra um workshop sobre a tragédia na construção do ator cômico, nos dias 05 e 06 de outubro (sexta e sábado), das 20h às 23h;  e o carioca Claudio Torres Gonzaga comanda o workshop Comédia Stand-up, onde ele vai abordar temas como definição de humor, de onde vem o riso, mecanismos do humor, construção da piada e humor com as palavras, nos dias 05  e 06 de outubro (sexta e sábado), das 15 às 18h.

Cada oficina tem duração de seis horas, divididas em 3 horas por dia. Para quem se interessar em saber mais sobre as artes do humor, as inscrições devem ser feitas através do email – oficinas@risologico.com.br . O valor custa R$100,00.
“A ideia de realizar estas oficinas e apresentações de espetáculos, surgiu para que o Risológico firme ainda mais o conceito de festival com várias expressões do humor”, destaca Marco Zenni, curador geral do Risológico, que vai reunir mais de 50 artistas na cidade para três dias de muita diversão no ParkCultural (R: Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600), de 05 a 07 de outubro.  

Espetáculos

A mostra paralela “Riso Encena”, dá início no próximo dia 04 de outubro, no Teatro Regina Vogue, com a apresentação do espetáculo Improfocus, às 20h30.

Desde que foi fundado, em outubro de 2000, o Antropofocus cria peças de comédia através do improviso. Dessa maneira os integrantes do grupo seriam responsáveis por todas as ideias apresentadas no palco. Na primeira peça do grupo, “Amores & Sacanagens Urbanas”, já havia um bloco em que os atores improvisavam temas oferecidos pela plateia. Mas, em seus quase onze anos, o Improfocus é o primeiro espetáculo do Antropofocus dedicado exclusivamente à improvisação.

O grupo passa por um momento de experimentação com as linguagens de improviso, portanto nada melhor que um espetáculo que possa abrigar diferentes formas desta técnica. Improfocus é um espetáculo de improvisação livre. Em uma noite, o público poderá assistir cenas improvisadas, jogos clássicos de impro e mesmo cenas em fase de construção. A direção e produção é de Andrei Moscheto, que também faz parte do elenco que conta ainda com Anne Celli, Danilo Correia, Jairo Bankhardt e Marcelo Rodrigues

No sábado, dia 05 de outubro, o espetáculo de humor improvisado Camarilha Impro é o destaque na mostra paralela do Risológico, às 20h30. Um formato longo de Improvisação – que não utiliza jogos – mas que costura cenas sob a temática dos poderes paralelos: Máfias. Como é no imaginário popular, as Máfias, os poderosos, tem influência direta no seu micro ambiente e nas pessoas comuns que o habitam.

Neste espetáculo são improvisadas as histórias dessas pessoas, que buscam auxílio da Camarilha mais próxima como atalho para solução de seus problemas pessoais.Os atores, Elidio Sanna, Eduardo Nunes e Guilherme Tomé são crias dos principais espetáculos de improvisação do país, como Improvável e Noite de Improviso, além de já terem participado de programas como É Tudo Improviso, na Band e Quinta Categoria, na MTV.

Ainda no dia 05, o grupo “Resta 1” também sobe ao palco do Regina Vogue às 23h59. Baseado num formato internacional de improvisação, onde mais de 10 improvisadores dividem o palco com dois diretores, “Resta 1” ganha uma nova roupagem com sua chegada ao Brasil. Os diretores sorteiam números que representam cada improvisador. Com a ajuda da plateia eles propõem algumas cenas para os atores e em alguns casos dirigem enquanto a história está sendo construída. Ao final de cada improvisação a plateia vota e os atores com menor pontuação vão sendo eliminados, até sobrar apenas um improvisador ganhador. Foi durante a viagem pelo Canadá, quando fizeram o curso com Keith Johnstone, que Andrei Moscheto e Daniel Nascimento tiveram a ideia de trazer o formato para o Brasil.

Ambos viram que este formato tinha grandes chances de atrair o público e desafiar os atores a tentarem coisas diferentes, buscando novas maneiras de explorar e apresentar a improvisação. Há ainda o objetivo de colocar cada vez mais Curitiba no circuito internacional de improviso. Muitos países da Europa, America Latina e Ásia possuem grupos de improviso com mais de 25 anos de existência, e o Antropofocus™ pretende trazer improvisadores de todo o mundo para a capital paranaense. O primeiro foi o canadense Shawn Kinley, do Loose Moose Theater, uma das companhias mais importantes do gênero. Em fevereiro de 2012 foi a vez de outro diretor do Canadá, Frank Totino, um dos atores que acompanharam boa parte da carreira de Keith Johnstone.

No dia 06 de outubro, o “Riso Encena” apresenta às 20h30 no Regina Vogue,  o espetáculo paulista “Comédia em Preto e Branco”. Rodrigo Capella e Marcelo Marrom, com supervisão de Fabio Nascimento, apresentam um espetáculo de própria autoria que reúne improviso, esquetes e música. Com um texto flexível por ser tratar do cotidiano, a peça de uma hora e vinte de duração, convida a boas gargalhadas junto aos atores, pois tem total interação com o público.Apesar de seguir um roteiro, cada espetáculo é único e exclusivo, marca presente nos artistas que passaram pela Cia de Humor DEZnecessários.Esse é um espetáculo que reúne improviso, esquetes, músicas e dança?È isso mesmo. “Não vá esperando algo do tipo Barichinicov, mas tem dança!”, brinca Rodrigo Capela.

Ainda no dia 06 de outubro às 23h59, o Regina Vogue será palco para o “Santo Improviso”.  Marco Zenni e Andrei Moscheto fazem parte do grupo Santo Improviso, um espetáculo de improvisação que já foi assistido na capital paranaense por mais de 20 mil espectadores durante as temporadas de 2010 e 2011. A dupla é comandada pelo mestre de cerimônias, Lucas Cahet, uma espécie de mediador da brincadeira, que traz jogos de improvisação, com direito a efeitos sonoros para completar o clima.  Com muita interação com a plateia, que sugere locais, frases e até mesmo palavras complicadas para as cenas, o Santo Improviso foge de roteiros e leva o público ao delírio com a criatividade e o humor das ações. Por conta dessa dinâmica, uma apresentação nunca é exatamente igual a outra, o que conquistou o público.

Para encerrar a programação da mostra paralela “Riso Encena”, no domingo, dia 07 de outubro, às 19 horas, o Teatro Regina Vogue recebe a peça “A Regra é Cômica”. È um espetáculo de Improvisação com a linguagem da arte do Palhaço, criado pela Cia dos Palhaços e em cartaz há quatro anos. A plateia sugere os temas e as cenas são criadas na hora. A pesquisa do palhaço e do improviso embasam este espetáculo, único a cada apresentação, criando jogos dentro de jogos e relação do palhaço com a plateia o tempo todo. Compõem o espetáculo, além dos jogadores, um mestre de cerimônias e um músico improvisador. O elenco é formado por Eliezer Vander Brock (Palhaço Wilson), Felipe Ternes (Palhaço Sarrafo), Milene Dias (Palhaça Sombrinha), Nathalia Luiz (Palhaça Tinoca), Rafael Barreiros (Palhaço Alípio) e o músico-palhaço-improvisador convidado: Candiê Marques (Palhaço Cândido Gusmão).

Risológico 2012

Neste ano, o palco principal, onde se revezam grandes nomes do humor nacional, conta na curadoria com o apoio do renomado ator, diretor de teatro e redator da TV Globo, Claudio Torres Gonzaga. Entre os humoristas já confirmados estão: Danilo Gentili, que é o grande homenageado da edição 2012, e Léo Lins, do Agora é Tarde, da TV Band; Marcelo Marrom, do Altas Horas, da TV Globo; Rodrigo Capella, que participou da quinta edição do reality A Fazenda, da Record; Marlei Cevada, da Praça É Nossa, do SBT; Nil Agra, finalista do prêmio Multishow de Humor; Patrick Maia, do Agora é Tarde, da Band; Marco Zenni, Murilo Gun, do Sábado a Noite, do SBT; Fernando Caruso, Diogo Portugal, Gus Fernandes, Hélio Barbosa, Fábio Silvestre, Fabiano Combota, Fábio Rabin, entre outros.

Outra área que deve chamar a atenção é o “Humor na Internet”, que ganha também nesta temporada apoio na curadoria com o comediante carioca Marcos Castro, dono de um humor aguçado e mais de 200 mil visualizações no youtube. O público vai conferir alguns dos principais sites, vlogs e blogs do país, como o da atriz curitibana Kéfera Buchmann, do 5inco Minutos, que embarcou no universo dos vídeos blogs – ou vlogs – e conquistou, em pouco mais de um ano, uma audiência com mais de 22 milhões de visualizações em seu canal no YouTube (http://www.youtube.com/user/5incominutos). Outro destaque é o youtuber paulista Cauê Moura.  Entre suas criações está o canal “Desce A Letra”, que conta atualmente com aproximadamente 370 mil assinantes e soma 45 milhões de visualizações. Para completar, tem o Comicozinho, Mundo Canibal, Galo Frito, Jacaré Banguela, Gushorn Produções e Castro Brothers.

A estrutura do Risológico conta ainda com o Palco Alternativo, espaço destinado aos jovens talentos do stand-up que estão despontando no Brasil. Paralelamente às apresentações, os espectadores conferem ainda os trabalhos de expoentes do universo dos cartoons no país, no “Espaço Cartum”. Também acompanham a transmissão ao vivo do programa humorístico Boa da Pan, no “Humor na Rádio”. O público poderá ainda fazer uma verdadeira viagem no tempo ao assistir a diversos trechos de quadros e programas de TV que marcaram época no humor nacional, no espaço “Humor na TV”, que presta uma homenagem aos principais programas humorísticos da história da televisão brasileira.

“Não somos uma mostra exclusiva de stand-up ou de improviso. Nossa proposta é reunir diversas expressões de humor, como clowns, charges, internet, rádio e televisão. Por isso, o Risológico é o zoológico do humor, da comédia”, explica Bruno Neves, diretor de projetos especiais da Seven Entretenimento.

A programação do Risológico será das 19h30 às 22h50, no dia 05, das 16h30 às 22h50, nos dias 06 e 07. Para acompanhar toda a programação, siga @risologico no twitter ou acesse o site www.risologico.com.br .

Serviço

Riso Encena – Risológico 2012
Teatro Regina Vogue (Av. Sete de Setembro, 2775, 2º piso Shopping Estação, Curitiba)
De 04 a 07 de outubro de 2012 (Quinta a domingo)
Horários:
– 04 de outubro (quinta) – 20h30 – Improfocus
– 05 de outubro (sexta) – 20h30 – Camarilha Impro /  23h59 – Resta 1
– 06 de outubro (sábado) – 20h30 – Comédia em Preto e Branco /  23h59 – Santo Improviso
– 07 de outubro (domingo) – 19h – A Regra é Cômica
Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia-entrada), por espetáculo.
Tempo de cada espetáculo: 60 minutos
Classificação etária: 12anos
Informações p/ o público: (41) 21018292, www.risologico.com.br / www.entreseven.com.br  

Risológico 2012 – Segunda edição do Festival de Humor
ParkCultural (anexo ao ParkShoppingBarigui) – R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê, Curitiba)
De 05 a 07 de outubro de 2012 (Sexta a domingo)
Horários:
– 05 de outubro (sexta) – 19h30 às 22h50
– 06 e 07 de outubro (sábado e domingo) – das 16h30 às 22h50
Ingressos: Por dia –  R$85,00 (inteira) e R$45,00 (meia-entrada)
– Passaporte para os 3 dias –  R$210,00 (inteira) e R$110,00 (meia-entrada)
Classificação etária: 16 anos
Informações p/ o público: (41) 3315-0808, www.risologico.com.br / www.entreseven.com.br 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas