Rimas repletas de ironias combatem as injustiças

O humorista José Zokner, está coletando suas crônicas e versos rimados em novo livro, Rimas Primas & Outras Constatações. “Almejar que os outros se sintam felizes, também através do riso, parece ser uma constante da maneira de ser do Juca, como é mais conhecido José Zokner, quando se troca idéias com ele, seja para tratar da publicação deste livro, seja para algum outro assunto.

No entanto, aliada a esse bom humor, há – também constante – uma preocupação com o social, um inconformismo diante das distorções e das injustiças que, no seu texto, é expresso pela ironia. E troçando de si mesmo – “ter chegado aos 67 anos já é ter chegado no futuro” – e das incongruências e disparates que pululam ao nosso redor, o Juca, que nas conversas diz da sua admiração pelo Millôr Fernandes, o seu “guru”, tem algo de um preocupado pensador risonho.

José Zokner, o Juca, um homorista que, com suas constatações, também faz pensar e refletir. Engenheiro Civil, curtidor inconteste da matemática, para José Zokner (Juca), a iniciação nas letras foi feita na marra: ser obrigado a ler um livro por semana para dar conta dessa leitura ao professor; aprender a escrever, submetido à severa rigidez do ensino da redação, cujo treino era observar uma estampa que deveria ser descrita num português sem erros.

Em 1954, colaborou, como espécie de contínuo – separava as páginas para ajudar a montar o número -, na feitura da revista O Macabeu, que na época era impressa em mimeógrafo. Isso o induziria, anos depois, a dirigir duas publicações: o pequeno jornal da Associação dos Funcionários do Badep, dirigido ao seu corpo funcional, e da Abef – Associação Brasileira dos Estagiários da Cooperação Técnica Francesa e, outra vez, na última década, trabalhar, participando da sua redação, para O Macabeu, já impresso em papel acetinado e em cores.

Juca é um curitibano madrugador e amigo dos seus cachorros, todos vira-latas assumidos, escreve – na companhia deles e de seu inseparável chimarrão, sempre de manhã cedo e, há muitos anos – a coluna dominical Rumorejando para o jornal O Estado do Paraná.

O livro Rimas Primas & Outras Constatações será lançado no dia 10 de setembro nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação, às 18h.

Voltar ao topo