O Teatro Paiol sedia, às 20h desta quinta-feira (23), o segundo encontro do evento "Impressões Pan-americanas", promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, com a participação de escritores e editores das três Américas. No programa, a mesa-redonda que reúne os escritores e editores Ricardo Corona (Brasil) e Reynaldo Jiménez (Argentina), com mediação de Wilson Bueno. A entrada é franca.

A proposta do programa, que teve início em 1 de agosto, é colocar as revistas de literatura e arte em debate. Escritores e editores das três Américas se encontram em Curitiba, entre agosto e outubro, para discutir a produção, a difusão e o contexto em que se inserem algumas das mais importantes publicações alternativas da área cultural, produzidas em inglês, espanhol e português.

São quatro encontros em que os participantes abordarão suas experiências como editores, conselheiros editoriais e escritores de revistas como a argentina Tse-Tsé, a venezuelana Plátano Verde, a norte-americana Rattapallax e a mexicana Blanco Móvil. Também as revistas paranaenses Et Cetera, Coyote e Oroboro, além da pernambucana Entretanto. Os convidados também falarão de publicações históricas, como a hispano-americana Enlace e a brasileira PS:SP (que reuniu em apenas uma edição os escritores ícones da chamada geração 90).

Os quatro encontros são marcados pela presença sempre de um editor e escritor brasileiro e um estrangeiro. O escritor Wilson Bueno (ex-editor do Nicolau) e o jornalista Ricardo Sabbag serão mediadores dos debates. Entre os assuntos abordados estão o diálogo entre os países a partir da literatura e outras formas de expressão artística, publicação de inéditos, presença de autores consagrados ao lado de novos expoentes, novas poéticas, políticas culturais, tradução, intercâmbio, e produção editorial feita a partir do exílio.

"Os encontros possibilitam delinear um panorama do mundo das revistas de literatura e arte aberto àqueles que se interessam em saber os caminhos trilhados para se produzir esses veículos, que fazem o importante e indispensável registro daquilo que acontece de mais relevante dentro da não-cultura de massa em nosso extenso território pan-americano", diz o curador e coordenador do programa, Paulo Sandrini.

Entre os convidados, o escritor cubano José Kozer, editor da revista Enlace e conselheiro editorial da brasileira Et Cetera; Ram Devineni, editor da nova iorquina Rattapallax; Marcelino Freire, um dos editores da PS:SP e conselheiro da Entretanto; Reynaldo Jiménez, escritor peruano radicado na Argentina, editor da Tsé-Tsé; Ricardo Corona, poeta e editor das revistas Medusa e Oroboro; Leo Felipe Campos, jornalista, escritor e editor da venezuelana Plátano Verde; Cláudio Daniel, poeta e um dos conselheiros editoriais da revista Et Cetera e da eletrônica Zunái; e Ademir Assunção, escritor e editor da Coyote.

Serviço:

Segundo encontro do programa Impressões Pan-americanas – Encontros literários. Com Ricardo Corona (Medusa, Oroboro) e Reynaldo Jiménez (Tsé-Tsé). Brasil/Argentina. Mediador: Wilson Bueno
Data:
23 de agosto (quinta-feira), às 20h
Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)
Entrada franca

Próximos encontros:

20/09/2007, às 20h

  • Ademir Assunção (Coyote) e Ram Devineni (Rattapallax). Brasil/EUA
    Mediador: Ricardo Sabbag

17/10/2007, às 20h

  • Claudio Daniel (revista Et Cetera e Zunái) e José Kozer (Ex-editor da Enlace, conselheiro editorial da Et Cetera e Blanco Móvil do México). Brasil/Cuba/EUA
    Mediador: Wilson Bueno