Repórter do real e do imaginário

Do alto da sua experiência de mais de 30 anos de jornalismo, amortecidos pelos 10 anos passados no Seminário dos Padres Palotinos e ornamentados por outros tantos de estrada e boemia, o profissional da imprensa, filósofo e teólogo pé-vermelho José Aparecido Fiori lança hoje em Curitiba o seu segundo livro, Acontecências – Contos Extra Pauta.

Como faz entrever o título, trata-se de uma coleção de contos, crônicas e reminiscências gestados entre ou durante o corre-corre das redações, inspirados nos personagens de carne e osso com quem o operário da palavra se depara todo dia, e também nos cenários, locações, figurinos e efeitos especiais da vida real.

A intimidade com a palavra e com o “meio” concede a José Fiori a desenvoltura para dar sabor às mais triviais situações, e a matéria-prima para grandes personagens. A familiaridade com Curitiba, onde mora desde que saiu de Ibiporã, em 1969, permite que o autor remexa as entranhas da cidade, palco e cenário da maior parte de suas histórias. E a vivência em outras cidades, lugares e países proporciona a universalidade necessária a uma boa obra.

José Fiori é amante das citações, gosta de rechear seus escritos com referências múltiplas, que vão de Santo Agostinho a Fernando Pessoa, de Vinicius a Nietzsche. O estilo, a um só tempo “rasteiro” e pomposo, muitas vezes lembra os melhores momentos “terra-a-terra” de Nelson Rodrigues. A silhueta do vampiro Dalton Trevisan também se vislumbra, furtiva, na produção de Fiori. E há ainda um gosto pela rima e pelo ritmo das palavras, com cacos de poesia em meio à prosa corrente e vigorosa.

Mas neste observador atento, íntimo e cúmplice do submundo, parceiro de orgias dantescas e porres homéricos, são visíveis também as cicatrizes humanistas do seminário, a candura herdada da religião e a resoluta ira do eterno defensor do direito ao silêncio. Pode-se até não concordar com ele, questionar muita coisa, mas vale a pena dar uma olhada nas acontecências de José Fiori.

Serviço: Acontecências -coletânea de contos do escritor José Fiori. Lançamento hoje às 19 horas no La Vita é Adesso Caffé, Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1154.

Voltar ao topo