Foto: Divulgação
Depois da exposição mundial, as peças serão guardadas na Índia, no coração de uma estátua de bronze de Buda com 152 metros de altura.

Um pouco da cultura oriental budista passará por Curitiba nos próximos dias. Relíquias sagradas de até 2.500 anos estarão expostas nas Faculdades Integradas Espírita, a partir de sexta-feira (quando acontece a solenidade de abertura) até o dia 14 deste mês.

continua após a publicidade

A coleção contém restos mortais e relíquias de Buda, além de outras doadas pelo Dalai Lama e de grandes mestres budistas das tradições chinesa, indiana e tibetana. Os visitantes poderão receber bençãos individuais de monges e lamas.

Muitas das relíquias são resultado da cerimônia de cremação dos mestres espirituais budistas. Segundo a tradição, quando os corpos dos mestres são cremados, entre suas cinzas surgem cristais parecidos com pérolas, que guardariam a essência das qualidades dos mestres. Essas relíquias teriam o poder de promover a paz e a abertura espiritual, mas não aparecem em qualquer cerimônia de cremação. ?As relíquias são resultado de um alto grau de realização por meio da meditação, que se manifestam pelos ensinamentos, bondade e compaixão que os mestres manifestam em vida?, explicou o responsável pela organização da exposição na capital paranaense e presidente do Centro de Estudos Budistas de Curitiba, Bruno Davanzo.

De acordo com Davanzo, há relatos de sensação de paz e de pessoas que se sentem curadas de alguma enfermidade quando abençoadas com as relíquias.

continua após a publicidade

No sábado e no domingo, o primeiro monge budista brasileiro, Lama Samten, ministra ainda palestras com informações sobre budismo e espiritualidade.

A exposição já passou por mais de cem cidades ao redor do mundo desde 2001. Depois de Curitiba, as relíquias ainda passam pelas cidades brasileiras de Vitória (ES), de 18 a 20 de abril, e Rio de Janeiro (RJ), de 24 a 30 de abril. Depois da exposição mundial, as peças serão guardadas no coração de uma estátua de bronze de Buda com 152 metros de altura, que está sendo construída em Kushinagar, na Índia. A construção da estátua deve ser concluída até 2010 e a intenção é que dure por cerca de mil anos.

continua após a publicidade

É a primeira vez que uma exposição como esta passa por Curitiba. ?Uma coleção como esta é muito rara, até mesmo para os orientais. Geralmente fica para visualização uma ou duas pedrinhas, mas as pessoas não têm acesso fácil a centenas de relíquias e de vários mestres, que é o caso desta exposição?, completou Davanzo.

Serviço

Exposição Relíquias do Buda Sakiamuni. Faculdades Integradas Espírita Rua Tobias de Macedo Júnior, 333. Bairro Santo Inácio. Dia 11, sexta-feira, a partir das 19h. De 12 a 14 de abril, das 10h às 19h. Entrada franca. Informações: (41) 3111-1717.