Registro documental da prática de Capoeira

Capoeirista apaixonado há seis anos, o jornalista e fotógrafo paranaense André Farias Zielonka resolveu fazer um registro documental da prática de Capoeira Angola no Brasil. Para tanto, em outubro do ano passado começou a percorrer os principais redutos de angoleiros, partindo de Caraguatatuba, litoral de São Paulo – onde conheceu o baiano Edvaldo Borges da Cruz, o Mestre Lua de Bobó -, e passando por mais de 15 cidades do litoral e interior da Bahia, até chegar a Salvador, a capital nacional da capoeira.

Parte do resultado desta expedição – mais de 60 filmes com cerca de 2 mil imagens – está na exposição Mãos no chão, pés pra cima… Capoeira Angola, para homem, menino e mulher, que começa hoje a partir das 19h30 e vai até o dia 6 de julho no Estúdio de Fotografia Portfolio, em Curitiba. São 20 imagens em preto e branco, no formato 30×45, que retratam os momentos mais importantes do jogo, a interação entre música e dança, os mestres e seus alunos, os movimentos tradicionais, os improvisos e os rituais da roda de capoeira tradicional. A Capoeira Angola difere da Regional por ser mais tradicionalista, o que se percebe no uso obrigatório de calçados, camisa por dentro da calça branca e até chapéu para os mais antigos.

***

O Estúdio de Fotografia Portfolio fica na Rua Alberto Foloni, 634 – Centro Cívico. Outras informações pelo telefone (41) 252-2540.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.