Tradicional agremiação do bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, a Leandro de Itaquera, batizada em homenagem ao seu presidente, está de volta neste ano ao Grupo Especial do carnaval paulistano. Em 2008, a escola ficou na segunda posição na divisão de acesso. Engana-se, contudo, quem pensa que os planos da Leandro são modestos. “A nossa expectativa é a melhor possível. Vamos em busca do título. Será um desfile maravilhoso!”, afirma o diretor de comunicação da escola, Emerson Nunes. Para atingir o topo do pódio, a Leandro levará à avenida o samba-enredo “Leandro de Itaquera faz a Festa das Periferias do Brasil para o Mundo. Salve, Salve Nossa Estrela Regina Casé!”, que trata da vida da atriz e também fala das periferias.

A ideia de apresentar no sambódromo a história de Regina Casé partiu do carnavalesco Anderson Paulino, que pensou na homenagem ao assistir a um episódio do programa “Central da Periferia”. “Vamos levar para a avenida um lado positivo da periferia, com muita cor, muita alegria. É uma mensagem bonita, e a história da Regina Casé tem tudo a ver com isso”, afirma Emerson Nunes. “A comunidade abraçou a ideia. Procuramos a Regina Casé no começo do ano passado e ela adorou”, diz Nunes.

Apesar da tradição, a agremiação nunca conquistou o título do Grupo Especial. “Nos dois últimos anos, estivemos afastados por erros técnicos. A diretoria se reuniu para evitar esses erros e fazer um desfile perfeito. Estamos bem atentos aos critérios de avaliação”, afirma o diretor de comunicação. E a escola não poupa esforços: a previsão da diretoria é gastar mais de R$ 1 milhão com o desfile. “Vai ser um desfile perfeito, com muita mulher bonita, fantasias luxuosas e muita cor”, afirma Nunes.

Primeira escola a desfilar neste sábado (21), com entrada prevista para as 22h30, a Leandro comemorou a ordem dos desfiles. “Vamos entrar na avenida já com o ‘ibope’ alto por causa do BBB, e ainda levaremos a história da Regina Casé. Não podia ser melhor”, afirma Nunes, que adianta uma das surpresas que a Leandro de Itaquera levará ao desfile. “A Regina Casé é muito ligada à sua escola no Rio, a Mocidade Independente de Padre Miguel, e vamos fazer uma homenagem à escola. O que será vou deixar como surpresa”, afirma Nunes, que completa: “Tenho certeza de que hoje ela também tem a Leandro como escola do coração. Confira a seguir a letra do samba-enredo da escola, dos compositores Xixxa, Juba, Didi Poeta, André, Wagner, Gêmeos e Gomes:

“Leandro de Itaquera faz a Festa das Periferias do Brasil para o Mundo. Salve, Salve Nossa Estrela Regina Casé!”

 

Sou Leandro, sou guerreiro da periferia

Tenho garra, vou à luta… Sou leão

Meu pavilhão é a luz que irradia

A vermelho e branco no meu coração

Povo forte, sonhador … ôô

Valente, cheio de esperança

Oh! solidário sertão, sofrimento ilusão

Adeus asa branca

Gente que sobe o morro

Constrói sua vida, com dignidade

Favela… A nossa raiz, carente… Mas sempre feliz

De raças, culturas tão lindas, patrimônio nacional

O samba que desce a ladeira

E traz a cidade inteira… Pra brincar o carnaval

É a fé, muito axé, a bênção meus orixás

Gira aí, diz no pé, energia… Saravá!

Ah! Seu Zé, mas quanta alegria

Swinga majestosa bateria

Assim é o nosso dia-a-dia, do sonho à realidade

Com educação e cidadania

Trabalho, esporte pra comunidade

Notícia boa é assim… Vem em tom de igualdade

Se liga no som, é rap, baião

É funk, é brega, pagode na palma da mão

Estrela a brilhar, no teatro, cinema e na TV

Põe a boca no trombone para alertar

Em prol dos direitos de viver

Eu, tu, eles a sambar… Na central da periferia

Hoje vamos coroar um exemplo de mulher

Salve, salve Regina Casé!

Salve, salve Regina Casé!