São Paulo (AE) – O ator Raul Cortez, de 72 anos, o barão de Bonsucesso da novela "Senhora do Destino", da TV Globo, foi submetido hoje a uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Existe a suspeita de tumor no sistema digestivo. A operação, comandada pelo cirurgião gástrico Vicenzo Pugliese, começou às 14 horas. Até às 21 horas a cirurgia não havia terminado. O ator foi internado na terça-feira.

O autor Aguinaldo Silva já sabe como driblar a ausência de Raul Cortez na novela "Senhora do Destino", da Globo, afastado temporariamente por problemas de saúde. Segundo a emissora, o ator deve ficar duas semanas longe da trama. Como é de praxe adiantar as gravações das novelas, os capítulos da próxima semana já estão prontos.

Na quarta-feira, o barão de Bonsucesso ainda aparece em cena, negociando a venda das esmeraldas de sua mulher (Glória Menezes) com Giovanni (José Wilker).

Para dar continuidade à história, o autor incluiu uma súbita viagem para o barão no roteiro. "Ele viaja para ajudar um irmão que sofreu um acidente em Mato Grosso. A baronesa Laura, que está com problemas de saúde, não vai acompanhá-lo", informou a Globo. O diretor Wolf Maya decidiu mandar uma equipe de áudio para a casa do ator assim que ele tiver alta do hospital. Enquanto se recupera, Cortez deve gravar textos sem imagens, que serão exibidos como conversas de telefone com a família.

Vários núcleos da novela sofreram alterações com o afastamento de Cortez. Uma das principais vai acontecer no casamento de Eduarda (Débora Falabella), a neta querida do barão. Inicialmente, era ele quem acompanharia a moça até o altar, mas Aguinaldo avisou hoje que o ator será substituído pelo mordomo Alfred (Italo Rossi).