Ana Karine não se considera uma comediante. Quanto muito, pondera, pode ser uma atriz cômica. Mesmo assim, a bela cearense de 28 anos não perde uma oportunidade para fazer graça. Intérprete da divertida Carmen Deschamp, a patricinha tresloucada da série Mano a Mano, da Rede TV!, faz piada até mesmo do fato de ainda não ter sido abordada na rua, apesar de sua estréia na tevê.

continua após a publicidade

"Todo mundo só me pára para dizer que pareço com a Carolina Dieckmann, Ana Hickmann, Mariana Hein… Pareço com todo mundo, menos comigo mesma", brinca. Mais que tristeza, o ainda incipiente assédio do público é visto com um certo alívio pela atriz. "Nos dias em que estou com TPM, por exemplo, não faço mesmo a menor questão de ser reconhecida", entrega.

Na verdade, Ana Karine não faz parte daquela legião de atrizes que, desde criança, já ensaiavam caras e bocas na frente do espelho. Tampouco pegava emprestadas as roupas da mãe para improvisar peças teatrais nas festinhas de final de ano. Modelo desde os 18 e estudante de Publicidade, só pensou em exercer a profissão quando, incentivada por um amigo, se matriculou em um curso de interpretação com o cineasta Walter Lima Jr. "Foi amor à primeira vista. Só que amor de mulher de malandro, né? Afinal, você apanha e continua apaixonada…", compara ela. Por conta da instabilidade, já pensou em desistir da profissão de atriz diversas vezes. Formada em Jornalismo, chegou a se inscrever para estagiar na Prefeitura do Rio. "Mas, no dia da entrevista, o pneu do carro furou… Desde então, desisti de brigar com o destino", brinca.

Até integrar o elenco de Mano a Mano, Ana Karine só havia feito pontas em novelas da Globo. Em Kubanacan, interpretou a enfermeira que ajudou Esteban, personagem de Marcos Pasquim, a fugir de um manicômio. Já em Senhora do Destino, foi uma das freqüentadoras salientes do Monsieur Vatel que assediaram o apetitoso maître Viriato, de Marcello Antony. "Novela não vende? O pessoal não gosta? Então, vamos apostar… Se até a CNT pudesse fazer, seria bom para todo mundo", alardeia. Enquanto não ganha um papel de destaque numa novela, Ana se esbalda com as sandices de sua personagem em Mano a Mano. Carmen é a única amiga do desafortunado Marcos, personagem de Rafael Maia, que apóia o rapaz depois que ele perde tudo e se vê obrigado a morar com o irmão, Robinho, de Silvio Guindane, numa favela da periferia. ?Minha personagem não é daquelas que arrancam risadas do público. O que diverte é o absurdo de certas situações pelas quais ela passa??, valoriza.

continua após a publicidade

A exemplo de Marcos, Carmen também começou a trocar o asfalto pelo morro, o vinho pela cerveja e a danceteria pelo baile funk. Embora tenha se inspirado na socialite Paris Hilton, a herdeira do Império Hilton, para compor a personagem, admite também que há muito dela na patricinha de Mano a Mano. "Adoro um prosecco, mas, se não tiver, tomo uma cerveja amarradona. Sou uma pessoa simples. E acredito que a gente deva se manter assim. Até mesmo porque a queda é sempre muito grande", adverte.