O projeto Sonora Brasil ? Circuito Nacional de Música traz ao Paraná,em sua terceira etapa de 2005, o grupo pernambucano Quarteto Romançal. Com apresentações em dez cidades do Estado, o circuito chega a Curitiba no dia 8 de setembro.

O Quarteto Romançal

Resgatar a música erudita de caráter popular e aproximá-la da música brasileira ? essa é a proposta do Quarteto Romançal. Formado em 1996,no Recife, pelo violonista Antônio José Madureira, o grupo foi criado como um braço musical do movimento Armorial de Ariano Suassuna, criado na década de 70 para restabelecer o contato de artistas nacionais com a cultura brasileira. A princípio, o grupo utilizava instrumentos nacionais como os pífanos, a rabeca, a viola brasileira e o marimbau e era conhecido como Quinteto Armorial.

Mais tarde, adotou uma atitude de quarteto clássico de música erudita e passou a ser conhecido como Quarteto Romançal. Formado pelo compositor e violonista Antônio Madureira, pelo flautista Sérgio Campello, pelo violoncelista João Carlos Araújo e pela violinista Aglaia Costa, o quarteto procura manifestar a influência ibérica em nossa música e cultura mesclando com elementos de vertente indígena e africana. O resultado é, antes de mais nada, brasileiro.

Serviço
Sonora Brasil ? Circuito Nacional de Música – 3ª etapa 2005
Quarteto Romançal
8  de setembro às 20h
Teatro do SESC
Ingressos:
R$ 4,00 comerciários, estudantes e acima de 60 anos
R$ 8,00 não-comerciários