Mais espetáculos, mais público. Essa é a situação observada no primeiro semestre nos espaços que formam o Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), do Governo do Paraná. De janeiro a junho de 2007, foram realizados 374 espetáculos nos palcos do Guairão, Guairinha, Miniauditório e Teatro José Maria Santos, que reuniram um público de 191.536 espectadores. O número representa um aumento de 27,6% em relação ao mesmo período do ano passado ?150.152 pessoas nas platéias de 360 espetáculos.

?A diversidade da programação foi maior, com a encenação de peças de teatro, apresentações musicais, shows de humor, espetáculos para o público infantil e festivais, entre outros?, afirma a presidente do CCTG, Marisa Vilela. ?Também contamos com uma boa divulgação, que foi enriquecida com o uso de meios alternativos, como torpedos para telefones celulares e e-mails?, explica.

Segundo o diretor administrativo e financeiro, Walter Gonçalves, outro fator que contribuiu para o aumento de espectadores foi a criação do Cartão Teatro Guaíra, que facilitou o acesso das pessoas aos espetáculos, por meio da concessão de descontos no valor dos ingressos, e iniciou o processo de fidelização do público. ?Além de tudo isso, iniciamos a venda de ingressos pela internet, por meio do nosso site (www.teatroguaira.pr.gov.br). Isso permitiu que moradores de outros municípios comprassem ingressos com mais facilidade?, completa.

O aumento de público no primeiro semestre de 2007 foi verificado em todos os quatro auditórios que formam o Centro Cultural. No Guairão, por exemplo, o aumento foi de 28,6%. No Guairinha, foi ainda maior: 30,2%. No mesmo período, o Miniauditório registrou uma elevação no número de espectadores de 15,6% e o Teatro José Maria Santos, de 10,8%.