Provopar expõe trabalho de 300 artesãos paranaenses em Pernambuco

O Provopar Ação Social está levando o trabalho de aproximadamente 300 artesãos individuais ou pertencentes às cooperativas populares implantadas em vários municípios do Paraná, para expor na Fenneart – Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que desde o ano 2000 transforma Recife na ?Capital brasileira do artesanato?. A sétima edição da feira será aberta na próxima sexta-feira (7) e encerrada no dia 16, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A Fenneart é um dos maiores eventos da América Latina no segmento e recebe, em um único espaço, alguns dos melhores artesãos do País, produtores artesanais, fornecedores de insumos e matérias-primas, empresas e profissionais autônomos que comercializam a produção artesanal, além de entidades que trabalham diretamente com linhas de crédito para atender esses profissionais.

O Provopar, através do Projeto Arte Nossa e da Coordenadoria de Artesanato, leva para o Recife o artesanato típico regional e popular do Paraná, com destaque para os tapetes, jogos para banheiro e jogos americanos feitos em fio de algodão (barbante) pelas cooperativas dos municípios de Ariranha do Ivaí, Borrazópolis e Cambira, no Vale do Ivaí.

?Estamos levando também o artesanato feito em cerâmica e a partir da fibra de bananeira pelos artesãos de nosso Centro de Artesanato de Guaraqueçaba, inaugurado em fevereiro último pelo governador Roberto Requião?, afirmou Iramar Diório Hermógenes, coordenador de artesanato do Provopar.

Esta é a sexta vez este ano que os artesãos filiados ao Provopar Ação Social participam de feiras e exposições. Eles participaram da Feiarte de Curitiba e Porto Alegre, do XII Salão Profissional de Turismo em Curitiba, do 1º Salão Nacional de Cerâmica, e da Feira Brasileira de Reciclagem e Tecnologia Ambiental ? evento associado à COP8, conferência mundial da ONU sobre biodiversidade, responsável pela vinda a Curitiba de ministros e representantes de 188 países. Aliás, durante a COP8, foram realizados dois eventos com a participação do Provopar. O outro foi a exposição ?Arte Popular do Paraná?, no Shopping Crystal. ?Em todos esses eventos, nossos artesãos e artistas populares conquistaram o público com suas obras maravilhosas?, concluiu Lucia Arruda, presidente do Provopar Ação Social.

Voltar ao topo