Logo no início do show Bela Primavera, que acontece nesta sexta-feira, 22, no Tom Brasil, o tenor Thiago Arancam já surpreende – ao invés de um começo mais contido, preparando o público para um final arrebatador, ele mostra sua versatilidade ao cantar trechos que incluem ópera, musical e canção pop. Ao ouvido menos treinado, todos podem parecer iguais, mas, para o cantor, é necessária uma exigência vocal para cada modalidade. “Gosto das três formas, pois me permitem apresentar belas canções de cada estilo.”

continua após a publicidade

No palco, Arancam vai trafegar tanto por clássicos da ópera como Nessun Dorma a canções de O Fantasma da Ópera, um dos mais amados musicais de todos os tempos (e no qual o próprio Arancam é o atual protagonista nessa temporada paulistana) a canções mais populares como Il Mondo, de Jimmy Fontana, Viva La Vida, do Coldplay, e Hallelujah, de Leonard Cohen. “Cada estilo me ajuda a ter segurança para transitar num outro”, explica.

continua após a publicidade

De fato, a turnê do Fantasma exige sua presença em oito sessões por semana. “Isso me ajudou a criar uma resistência psicológica que não era tão necessária na ópera”, explica. “Em compensação, minha experiência operística facilita interpretar o Fantasma, pois suas canções têm origem nesse estilo de cantar.”

A turnê de Bela Primavera nasceu em Belo Horizonte, no ano passado, e passou por cidades como Rio de Janeiro. Um sucesso em todas as localidades, também por conta do uso da tecnologia com telas de LED. “Mesmo assim, eu sentia a necessidade de uma condução mais profissional”, conta Arancam que, por isso, convidou José Possi Neto para a direção. Sábia decisão porque Possi também transita com desenvoltura nos três estilos – ópera, musical e canções pop.

continua após a publicidade

O diretor promoveu pequenas mas decisivas modificações. Agrupou, por exemplo, as músicas de uma forma que fluíssem durante a apresentação, ou seja, que revelassem uma sequência temática. Também orientou o cantor a trocar de figurino em determinados momentos do show. Finalmente, sugeriu a inclusão de mais duas canções, além de mexer no arranjo de outras duas. “Possi ajudou a orientar o espetáculo, especialmente o aspecto mais pop.”

“Busquei dar uma unidade ao show”, explica Possi, que ficou impressionado com a determinação do cantor. “Ele tem um espírito empreendedor que vejo em pouquíssimos artistas no Brasil, ao mesmo tempo que revela uma incrível personalidade em cena – isso é bom porque o público gosta de se apaixonar pela persona de um grande artista.”

Para a apresentação paulista, Arancam terá convidados especiais, como a cantora Zizi Possi e o pianista Miguel Briamonte. A soprano Carmen Monarcha retorna ao palco para dividir com ele os sucessos do Fantasma. A turnê nasceu a partir do álbum homônimo, que marcou o início da carreira popular de Arancam, que vai se apresentar ainda em Fortaleza (5 de abril), Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos (12 de maio), Porto Alegre (17 de maio) e no Recife (7 de junho).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.