Projetos de festivais de teatro e dança podem se inscrever até 31 de março na Caixa

Até 31 de março estão abertas as inscrições para o primeiro edital para a seleção de projetos de festivais de teatro e dança da Caixa Econômica Federal. O patrocínio deve se estender a 20 projetos de teatro e 12 de dança no período de maio a dezembro deste ano.

A qualidade dos trabalhos vai ser um grande diferencial para a escolha, segundo o gerente de Marketing Cultural da Caixa, Gustavo Pacheco. ?A qualidade artística dos envolvidos nos festivais e companhias que já desenvolvem, tradicionalmente, trabalhos de qualidade vai ter um peso bastante grande no processo?, comentou.

Além desse aspecto, a distribuição financeira deve abranger todas as regiões do País. ?Buscamos a nacionalização dos recursos e democratizar os recursos financeiros, fazendo com que todas as regiões possam se inscrever para abarcar festivais que geralmente acabam não tendo acesso a patrocínios?, respondeu Pacheco. Anteriormente, a Caixa atendia pontualmente a cada pedido de patrocínio que era solicitado e a análise era feita em separado.

Entre os critérios que serão analisados estão perspectiva de contribuição ao enriquecimento sociocultural da comunidade; caráter de responsabilidade social; análise da concepção geral do projeto; currículo do proponente e das companhias integrantes; programação; expectativa de interesse do público e adequação orçamentária.

Para os festivais de dança e teatro, a Caixa vai aplicar R$ 2,9 milhões em recursos. O resultado do edital sai até 25 de abril. Mais informações: www.caixacultural.com.br.

Outros editais

Ainda neste semestre deve abrir um processo seletivo para ocupação, a partir de 2009, dos espaços da Caixa Cultural em Curitiba, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. No último edital, a Caixa recebeu 5 mil inscrições.

Em construção com o Ministério da Cultura (Minc), a Caixa também prevê o lançamento, em caráter experimental, do Programa de Apoio ao Circo Brasileiro, com investimento de R$ 500 mil. A intenção é fazer uma capacitação voltada para gestores de circo.

Voltar ao topo