A Secretaria de Estado da Cultura está recebendo inscrições de músicos (cantores, compositores e instrumentistas), no segmento música popular brasileira, desde que inscritos na Ordem dos Músicos do Brasil OMB, Regional Paraná, há no mínimo um ano, que desejarem participar do Projeto Pixinguinha, promovido pela Fundação Nacional de Arte (Funarte Ministério da Cultura). O projeto visa a circulação de espetáculos de música popular pelo Brasil, no segundo semestre de 2004 e durante o ano de 2005. As inscrições podem ser feitas do dia 27 de maio a 9 de junho.

Serão selecionados dez músicos pela Secretaria de Estado da Cultura e outros dez pela Fundação Cultural de Curitiba. Desses, apenas um será selecionado pela Funarte. Já os grupos, compostos por até seis integrantes, devem se inscrever diretamente na Funarte. Informações pelo site: www.funarte.gov.br

O regulamento pode ser obtido no site www.pr.gov.br/seec, nas coordenadorias de Ação Cultural e de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240) e no Canal da Música. Informações: (41) 321 4776/ 4760 / 331 7417.

Projeto Pixinguinha

Criado em 1977, o Projeto Pixinguinha é um dos mais queridos e requisitados programas da música popular brasileira. Através dele, artistas ainda desconhecidos como Zizi Possi, Leila Pinheiro, Djavan foram apresentados ao grande público ao lado de nomes consagrados como Elizeth Cardoso, Martinho da Vila, Nara Leão, Paulinho da Viola, entre outros, em shows memoráveis até hoje lembrados. Os espetáculos percorreram as capitais e quase todas as grandes cidades de Norte a Sul do Brasil.

Suspenso em 1997, o Projeto Pixinguinha retoma agora sua trajetória com estréia prevista para o mês de setembro. Ana de Hollanda, diretora do Centro da Música da Funarte, define qual será o novo formato do projeto: “Para esta nova fase do Pixinguinha serão formados quatro roteiros, com diferentes elencos, que farão 93 shows, reunindo 36 artistas e cerca de 84 músicos acompanhantes. Os espetáculos acontecerão, simultaneamente, a cada mês, em quatro regiões do País, Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. Os shows – com elencos formados por dois nomes consagrados e um artista selecionado dentre os indicados pelas Secretarias de Cultura – percorrerão as 27 capitais, incluindo Brasília, e mais quatro cidades estratégicas, por sua importância cultural e demográfica. “

Os artistas programados para o Projeto Pixinguinha de 1997, que não se realizou, já estão pré-selecionados para compor os primeiros elencos de 2004. São eles: Billy Blanco,Caio César, Dona Ivone Lara, Ellen de Lima, Época de Ouro, Jane Duboc, Jards Macalé, Joyce, Mário Adnet, Miltinho, Ná Ozetti, Nó em Pingo D’Água, Sebastião Tapajós e Zé Renato.