Projeto leva literatura ao litoral do Estado

Ir à praia e encontrar, em plena areia, o poeta Carlos Drummond de Andrade, o escritor Gabriel Garcia Marquez e o paranaense Dalton Trevisan. Isso é possível por meio do projeto Biblioteca na Areia, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura durante o verão nas praias paranaenses, entre os dias 7 de janeiro e 21 de fevereiro.

A ideia, pioneira no Brasil, consiste em quatro tendas de 100 metros quadrados armadas nas praias de Guaratuba, Ilha dos Valadares (Paranaguá), Balneário de Ipanema e Caiobá.

O acervo de livros do projeto contempla todos os gêneros literários. O sistema de empréstimo é simples: basta o interessado apresentar a carteira de identidade e passar o endereço e o telefone para fazer um cadastro.

Os empréstimos são gratuitos. Cada biblioteca recebe cerca de 1,2 mil volumes que contemplam os grandes autores da literatura nacional e internacional. E a leitura não precisa ser feita sob o sol escaldante. As tendas estarão equipadas com ar-condicionado, computador, televisão com DVD, armários, mesas e cadeiras.

Na primeira temporada, o Biblioteca na Areia foi bem assimilado pela população do litoral e pelos turistas. O movimento nas quatro tendas foi permanente, com uma média de público de 200 pessoas por dia – em cada biblioteca – e com o empréstimo de 100 livros em cada uma, diariamente.

As tendas também terão atividades lúdicas com o programa Ligado na Cultura, que contemplará performances de artistas com temáticas voltadas à literatura e contação de histórias para crianças.

Serviço

O Biblioteca na Areia 2010 acontece nas praias de Guaratuba, Ilha dos Valadares (Paranaguá), Balneário de Ipanema e Caiobá, entre os dias 7 de janeiro e 21 de fevereiro, diariamente, das 10h às 19h. O programa Ligado na Cultura acontece aos sábados e domingos, às 11h e 17h.

Voltar ao topo