Projeto Furnas Geração Musical

A empresa Furnas Centrais Elétricas lançou o programa Furnas Geração Musical, dirigido a músicos jovens de até 25 anos de idade, instrumentistas e cantores, que geralmente não têm oportunidade de se apresentar em público, embora tanto escolas quanto professores reconheçam que a participação em concertos seja de fundamental importância em sua formação, na medida em que lhes permite mostrar seu trabalho e ganhar confiança e projeção profissional.

Este programa de incentivo a jovens músicos eruditos foi lançado no Paraná, em São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal. No Paraná teve um grande número de jovens inscritos para o evento Furnas Geração Musical. Em cada estado, após criteriosa seleção, foram organizados três recitais de câmara com os instrumentistas e cantores escolhidos.

Além disso, dentre os selecionados, o júri escolheu os três mais promissores de cada estado, que terão a oportunidade de disputar três bolsas de estudos, em novembro, no Rio de Janeiro, e que estarão participando de recitais em novembro no MON – Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Cada bolsa incluirá o pagamento de um curso particular no Brasil, sob a orientação de professor de notória capacidade, pelo período de doze meses, com uma aula quinzenal, além das despesas com transporte aéreo, urbano e alimentação.

Ao final dos doze meses de estudo, os três bolsistas se apresentarão em concerto com orquestra. O programa também proporcionará o intercâmbio de músicos nos vários estados.

Serviço

Recitais: Neste domingo, Renata Bittencourt (piano) e Márcio Schuster (saxofone) estarão fazendo suas performances. No dia 28, será a vez de Ana Luísa Spadoni (canto), Alexsander Ribeiro (piano) , Arthur Langemann Bandt (piano) e Renata Pereira (flauta doce).

Local: MON – Museu Oscar Niemeyer – Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba. Horário: 18h. Entrada Franca.

Voltar ao topo