Projeto cultural lançado em Maringá

A Secretaria de Estado da Cultura e a Junta Comercial do Paraná abrem na quinta-feira, em Maringá, o projeto ?Paraná Caminhos da História e da Arte? – exposições itinerantes que percorrerão dez municípios em diferentes regiões do Estado.

A mostra oferece ao público a oportunidade de fruir do acervo de importantes museus estaduais como o Alfredo Andersen, de Arte Contemporânea, da Imagem e do Som, Oscar Niemayer, Paranaense, do Mate e Casa João Turin.

O lançamento vai ocorrer durante o 3.º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais da Cultura do Paraná.

Objetos, documentos, fotografias e obras de arte representando a história e a produção artística paranaense possibilitam ao visitante conhecer parte da memória do Estado.

Prevalecendo o cunho didático, o projeto busca a interação da comunidade local e de estudantes dos diversos níveis com a história e a arte paranaenses. A abrangência da exposição possibilita divulgar o patrimônio cultural do Paraná, promovendo a valorização e a divulgação de fatos históricos que levam à disseminação da produção de artistas que fizeram a trajetória das artes plásticas no Estado relacionando-os com a história da ocupação do território. Entre os objetos da época, estão aqueles que se referem ao 1.º e 2 Impérios, Ciclo do Mate, Tropeirismo e Emancipação Política do Paraná.

Encontro

O evento realizado no Norte do Paraná está sendo realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e a Secretaria Municipal da Cultura de Maringá.

A abertura do encontro ocorre amanhã, às 19h, no Moinho Vermelho (Av.Colombo, 8700), em Maringá.

Com a presença do governador Roberto Requião, secretários de Estado da Cultura, Vera Mussi Augusto, e do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, prefeito de Maringá, Silvio Barros, além de autoridades municipais de todo o Paraná e de representantes do Ministério da Cultura, haverá uma solenidade de abertura e apresentação de um grupo local.

Para o último dia do encontro, no Centro de Convenções Araucária, os prefeitos e secretários municipais voltam a se encontrar para a palestra Projeto de um Brasil Novo, do cineasta e comentarista Arnaldo Jabor.

Voltar ao topo