Para incentivar o hábito da leitura e difundir o conhecimento, a maior rede de livrarias da região Sul realiza a segunda edição do projeto ?Passe Adiante ? Corrente da Leitura Livrarias Curitiba?.

Nos próximos 30 dias, a empresa vai distribuir mil livros novos de vários segmentos em Curitiba (350 unidades), Londrina (200 unidades), Joinville (100 unidades), Florianópolis (200 unidades) e Porto Alegre (150 unidades) ? cidades em que a corporação mantém suas filiais.

Na capital paranaense, as obras vão ser entregues em bares e restaurantes, pontos de ônibus centrais, bancos da Rua XV de Novembro, universidades e em parques públicos. ?A idéia é baseada num movimento que acontece na Europa, chamado de Book Crossing, e o objetivo principal é dar condições para que todas as pessoas possam ler gratuitamente?, explica o diretor comercial Marcos Pedri.

Em 2005, outras mil unidades foram distribuídas nas cinco cidades onde a empresa mantém suas filiais.

Como funciona

As obras receberam uma etiqueta na capa e na folha de rosto para explicar como funciona o projeto. ?Depois que a pessoa finalizar a leitura, ela é convidada a deixar o livro em algum lugar para que outros também possam fazer o mesmo. Pode ser no parque, num café ou escola. O importante é não quebrar a corrente?, conta Cínthia Montañes Alcântara, gerente de marketing e idealizadora do projeto.

Outros pedidos mencionados na etiqueta são para que os participantes também façam a doação de um livro e deixem-no em qualquer local público de fácil acesso e ou de grande circulação para que mais pessoas tenham condições de ler. Por último, que anotem o nome, a cidade e a data antes de colocá-lo outra vez na corrente, assim os leitores podem identificar por onde a obra já circulou.

Títulos

Entre as mil unidades que serão espalhadas pelas cidades, destacam-se os títulos ?A Volta ao Mundo em 80 Dias?, de Júlio Verne (editora Melhoramentos), ?Arquivo X?, de Les Martin (editora Caras), ?O Livro dos Amores?, de Gabriel Chalita (editora Companhia Nacional), ?Iracema?, de José de Alencar (editora DCL), ?De Alma Leve?, de Joyce Pascowitch (editora Globo), ?Pais Grávidos?, de Jack Heinowitz (editora Cultrix), ?Do Brega ao Chique em 15 Minutos?, de Elycia Rubin e Rita Maureri (editora Madras), ?Os Adolescentes Aprendem o que Vivenciam?, de Dorothy Law e Rachel Harris (editora Sextante) e ?Brasil Sabor Brasília – Segredos dos Chefs?, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (editora Senac).

?Mais de que comercializar itens culturais, nosso desejo é de que as pessoas adquiram o hábito da leitura de forma prazerosa, no local em que ela achar melhor e que contribua nessa brincadeira para que outros moradores ou visitantes das cidades possam dar continuidade ao projeto?, finaliza Marcos Pedri.