Projeto Biblioteca Solidária será lançado nesta terça, em Cascavel

Nesta terça-feira, dia 07, acontece o lançamento do Projeto Biblioteca Solidária, realizado pela Biblioteca Pública Municipal em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), Uniacic e L&C Adesivos. O evento ocorre às 7h30 durante uma reunião executiva na sala de reuniões da Acic.

Segundo a gerente da Biblioteca, Silvia Prado, o projeto tem como objetivo arrecadar livros para a biblioteca e ainda incentivar a leitura nas empresas. ?A demanda de atendimentos pela biblioteca pública é muito grande e exige uma melhoria no acervo. Em um segundo momento, pretendemos atender às empresas participantes oferecendo cerca de 100 títulos para leitura em caixas com o selo do projeto e da empresa?, explica. Desde janeiro, a biblioteca já atendeu mais de 100 mil pessoas, além de prestar atendimento a 36 entidades assistenciais de Cascavel, através do Baú do Saber.

Para se incluir no projeto, o empresário precisa adotar uma lista de livros e adquiri-la em nome da Biblioteca Solidária. Em seguida, a empresa adquire a caixa-estante, contendo cem livros, entregando também à biblioteca, que se encarregará de disponibilizar o material aos funcionários da empresa e fazer um rodízio de livros a cada 30 dias. Todos os livros receberão o selo do projeto.

No mês de outubro duas empresas cascavelenses (Kopp Brindes e Bresolin Madeiras) receberam as caixas-estantes de forma experimental. Durante este período, a funcionária do setor financeiro da empresa Bresolin, Denise Kerschner, teve a chance de ler dois livros relacionados ao curso universitário que faz. ?O projeto oferece livros de todas as áreas, mas aproveitei a ocasião para emprestar livros técnicos já que não tenho muito tempo para ler. Certamente todos gostaram da idéia porque quem passava pela caixa emprestava um. Teve pessoas que levaram livros para ler em casa, para os filhos. É um projeto que deve continuar também em outras empresas?, explica.

A costureira da empresa Kopp Brindes, Roseli Narciso, foi a leitora recordista. Em um mês, ela leu cinco livros e promete continuar com este ritmo durante o ano todo. ?Agora uso o tempo do almoço, que geralmente usamos para relaxar e passar tempo, com a leitura. Sempre gostei de ler, mas antes não tinha costume. Graças ao projeto, que oportuniza que tenhamos contato direto com os livros, tenho me sentido estimulada a ler?, comenta, já ansiosa pela próxima caixa-estante. Ao todo, 240 funcionários foram atendidos nas duas empresas.

O secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, destaca a importância do projeto no momento em que as pessoas lêem cada vez menos. ?Estatísticas apontam que houve uma decaída no número de leitores nos últimos anos. Este projeto surge, então, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura?, ressalta o secretário. Melhores informações pelo telefone (45) 3321-2114 ou 9129-3635, com Silvia Prado.

Serviço:
O que: Lançamento do Projeto Biblioteca Solidária
Onde: Sala de reuniões da Acic
Quando: terça-feira, dia 07
Horário: 7h30
Informações pelos telefones (45) 3321-2114 e 9129-3635

Voltar ao topo