Programação para fazer chorar

A programação de filmes da semana está de fazer qualquer um chorar. Nenhum problema com os títulos que vão ao ar. Há até opções muito boas. Mas todas elas são para lá de dramáticas. A começar pelo excelente O Piano, que a Band exibe no domingo, à 1 h da manhã. O longa-metragem é uma coleção de belos trabalhos femininos. O da diretora, Jane Campion, lhe valeu o título de primeira mulher a conquistar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, além do Oscar de melhor roteiro original. Mas a grande estrela é, sem dúvida, Holly Hunter, que também levou o Oscar e o prêmio em Cannes. Ela interpreta Ada, uma viúva muda que, no final do Século XIX, viaja com a filha até a Nova Zelândia para consumar um casamento arranjado com um fazendeiro. O problema é que ele resolve impedi-la de tocar piano, seu maior bálsamo diante do silêncio a que é condenada. A atriz passa o filme inteiro falando apenas em "off", quando narra a trajetória da personagem. Para terminar a lista de mulheres premiadas pelo trabalho, Anna Paquin, que vive a filha de Ada, levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

 O vale de lágrimas continua na Globo, que exibe o também "oscarizado" A Vida é Bela na Sessão da Tarde de segunda-feira. O italiano Roberto Benigni, que dirige e estrela o longa-metragem, arrebatou os prêmios de melhor filme estrangeiro, melhor ator e melhor trilha sonora dramática. A Vida é Bela leva ainda o título de filme estrangeiro que mais faturou em bilheterias americanas, passando da casa dos US$ 5 milhões. A história se passa durante a II Guerra Mundial, quando um judeu é enviado a um campo de concentração juntamente com seu filho pequeno. Para proteger o menino, ele inventa histórias otimistas, tentando fazê-lo crer que tudo não passa de uma gincana.

Hoje

Medidas Desesperadas

(Band, 22 h) Desperate Measures, de Barbet Schroeder. Com Michael Keaton, Andy Garcia e Brian Cox. EUA, 1998, cor, 100 min. Drama  Um policial precisa desesperadamente encontrar um doador de medula que seja compatível com seu filho gravemente doente. A única chance que se apresenta é a utilização da medula de um condenado por assassinato.

Fim dos Dias

(SBT, 22h30) End of Days, de Jane Campion. Com Arnold Schwarzenegger, Gabriel Byrne e Kevin Pollack. EUA, 1999, cor, 100 min. Drama Às vésperas do ano 2000, uma série de sinais sugerem que Satã teria voltado à Terra e estaria andando pelas ruas de Nova York à procura de uma mulher para "carregar" seu filho: o anticristo. Esta mulher é Christine York, que, sem saber, começa a ter visões do diabo. À medida que o mal se aproxima dela, fatos estranhos acontecem.

O Piano

(Band, 1 h) The Piano, de Jane Campion. Com Holly Hunter, Harvey Keitel e Sam Neill. Nova Zelândia, 1993, cor, 117 min. Drama No fim do Século XIX, a viúva Ada viaja com a filha da Escócia para a Nova Zelândia para um casamento arranjado com um fazendeiro. Apesar de muda desde os seis anos, Ada não se considera condenada ao silêncio graças à alegria que sente ao tocar seu piano. Mas, ao chegar à Nova Zelândia, seu marido alega que o piano é pesado demais para ser levado para sua nova casa e o vende.

Rio Shannon

(SBT, 1h30) Rio Shannon, de Mimi Leder. Com Blair Brown, Patrick Van Horn e Michael Deluise. EUA, 1992, cor, 98 min. Drama  Depois da morte inesperada de seu marido, Liz Cleary decide realizar um antigo sonho do casal e morar numa fazenda. Enfrentando a objeção dos filhos e do pai, que se nega a ajudá-la financeiramente, Liz deixa tudo para trás e vai para Santa Fé, uma fazenda abandonada e caindo aos pedaços.

Amanhã

A Vida é Bela

(Globo, 15h25) La Vita e Bella, de Roberto Benigni. Com Roberto Benigni, Nicoletta Braschi e Sergio Bustric. Italiana, 1997, cor, 105 min. Drama Em 1939, um sonhador judeu faz de tudo para esconder do filho os horrores de um campo de concentração nazista, inventando para ele um jogo no qual o menino tem de fazer "mil pontos".

A Herança de Mr. Deeds

(Globo, 22h05) Mr. Deeds, de Steven Brill. Com Adam Sandler, Winona Ryder e John Turturro. EUA, 2002, cor, 105 min. Comédia  Deeds vive numa pequena cidade, onde faz sucesso com sua pizzaria e leva uma vida tranqüila. Isso até um tio distante falecer e deixar para ele uma fortuna, além do comando da maior empresa de comunicação do mundo. Deeds parte então para a cidade grande, onde começa a implantar em seus novos negócios os valores de sua pequena cidade.

A Ameaça que Veio do Espaço

(Globo, 4h05) It Came from Outer Space II, de Roger Duchovny. Com Brian Kerwin, Elizabeth Pena e Jonathan Carrasco. EUA, 1995, cor, 100 min. Ficção científica  Uma pacata comunidade no deserto sofre drásticas mudanças com a passagem de uma nuvem misteriosa, proveniente do espaço. Um fotógrafo descobre um plano alienígena para conquistar a Terra.

Terça

Um Príncipe em Nova York

(Globo, 15h40) Coming to America, de John Landis. Com Eddie Murphy, Arsenio Hall e John Amos. EUA, 1988, cor, 100 min. Comédia  O príncipe Akeen, do Reino de Zamunda, na África, decide encontrar uma mulher que o ame pelo que ele é como pessoa, e não pela incrível fortuna ou por seu título de nobreza. Akeen segue com seu fiel parceiro Semi para Nova York para tentar conquistar sua futura esposa, não imaginando as aventuras nas quais se envolverá para conseguir o seu objetivo.

Minhas Duas Mulheres

(Globo, 3h10) Micki and Maude, de Blake Edwards. Com Dudley Moore, Amy Irving e Ann Reinking. EUA, 1984, cor, 112 min. Comédia  Um homem deseja se tornar pai, mas sua esposa nunca tem tempo para um bebê. Ele encontra uma violoncelista solteira e se apaixona, mas, antes que possa pedir o divórcio, descobre que ambas estão grávidas.

Quarta

Até o fechamento da edição, a Globo não enviou a relação de filmes de quarta-feira.

Quinta

Ed – Um Macaco muito Louco

(Globo, 15h45) Ed, de Bill Couturie. Com Matt Leblanc, Jack Warden e Jayne Brook. EUA, 1996, cor, 100 min. Comédia Jack finalmente realiza seu sonho de ter uma chance num grande time de beisebol. As coisas começam a tomar um rumo estranho, porém, quando é convidado a dividir alojamento com o mascote do time, o macaco Ed, que logo se revela um grande talento no esporte.

Um Drink no Inferno 2

(Globo, 3h55) From Dusk Till Dawn 2: Texas Blood Money, de Scott Spiegel. Com Robert Patrick, Bo Hopkins e Duane Whitaker. EUA, 1999, cor, 100 min. Terror  Homem chama quatro bandidos para roubar um banco na fronteira com o México. No caminho, eles decidem passar a noite na estrada. Lá, dois homens do grupo são atacados por morcegos e viram vampiros. No banco, durante o assalto, a dupla de criaturas da noite vai contaminando os outros bandidos.

Sexta

Hércules em Busca do Reino Perdido

(Globo, 15h50 ) Hercules and the Lost Kingdom, de Harley Cokeliss. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn e Renee O’Connor. EUA, 1994, cor, 100 min. Aventura  Numa época muito distante, Hércules, filho de Zeus e o mais forte dos homens, procura uma cidade mágica ameaçada de destruição por sua inimiga: a deusa Hera. Em sua jornada, o herói enfrenta uma série de perigos, entre eles, um gigante e um monstro marinho.

Voltar ao topo