Programa Petrobras Cultural realiza workshop em Curitiba

O Programa Petrobras Cultural realiza um workshop em Curitiba nesta quinta-feira (15/09) para dialogar sobre diretrizes e regulamentos do programa. O evento será às 13h30, no Museu Oscar Niemeyer, com a presença da gerente de patrocínio da empresa, Eliane Costa.

Desde o ano passado, a Petrobras vem adotando a prática de percorrer diversas capitais brasileiras, divulgando os critérios de seleção de projetos, os processos e os resultados obtidos até hoje, com o objetivo de estimular a inscrição de trabalhos de todos os estados do Brasil.

O Programa Petrobras Cultural foi lançado em 2003 e absorveu os diversos programas até então existentes. O Programa norteia as ações de patrocínio da empresa em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. Teve verba de R$ 60 milhões em 2003, e R$ 61 milhões em 2004. O lançamento da versão 2005 do programa está previsto para o dia 4 de novembro, véspera do Dia Nacional de Cultura. Da verba total da nova edição, 75% vêm sendo destinados a seleções públicas.

Na edição 2003, 68% dos projetos contemplados nas seleções públicas eram provenientes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Na última edição (2004), essa distribuição se inverteu: 43% dos projetos contemplados foram do RJ e SP, enquanto que 57% vieram dos demais estados.

Uma das mais freqüentes reivindicações feitas durante as visitas do ano passado foi a de realização de uma oficina de formatação de projetos para os produtores culturais de cada localidade. Este ano, portanto, esta ação será acrescentada à Caravana Petrobras Cultural. A oficina ? gratuita e aberta aos produtores culturais interessados ? abordará aspectos técnicos que devem ser observados na formulação de um projeto, e incluirá uma demonstração prática de preenchimento dos formulários de inscrição do Programa e da Lei Rouanet.

Voltar ao topo