Com uma fórmula menos apelativa e mais nonsense, o Programa do Ratinho, do SBT, está conseguindo cada vez mais audiência. À base de improviso e bagunça, a atração tem garantido a vice-liderança no Ibope. O programa deixou para trás o sensacionalismo e a truculência, que, durante anos, foram a marca do apresentador, para investir em quadros bem-humorados.
A reformulação começou há dois meses. Segundo Carlos Massa, o Ratinho, a direção percebeu que apelação, baixaria e histórias tristes estavam afastando o telespectador. “Descobrimos que, quando falávamos sério, não aumentava a audiência. E, quando brincávamos, subia’’, afirma o apresentador.
Partindo disso, a atração passou a criar quadros alegres, circenses e com a participação do público. Ela também ficou menos engessada ao abolir de vez a obrigatoriedade de ter um roteiro. “As pessoas estão na frente da televisão nesse horário para se descontrair. Não querem informações pesadas, papo cabeça’’, diz o diretor Walter Scaramuzzi.
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 21h15 às 22h30. No mês passado, ele ficou em segundo lugar na audiência, com sete pontos de média, atrás apenas de Avenida Brasil, a novela da Globo.
A atração também tem sido um grande sucesso comercial. De acordo com a direção, existe uma fila de espera de até quatro meses para anunciar em seus intervalos comerciais.