Programa Difusão em Artes Cênicas inicia série de apresentações nos bairros

O programa Difusão em Artes Cênicas, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba, começa nesta semana uma série de apresentações pelos bairros da cidade. A peça "A Farsa de Mary Help", da Cia Senhas de Teatro, é a primeira atração, com encenações às 15h de quinta-feira (29), na Escola Municipal Colônia Augusta (CIC), e às 20h de sexta-feira (30), na Escola Municipal Jardim Europa (Vila São Pedro). A entrada é franca.

Criado com o objetivo de levar às comunidades curitibanas a produção de grupos locais, o programa Difusão em Artes Cênicas concede apoio financeiro a produções nas áreas de teatro, dança e circo. Os participantes foram selecionados por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura, que destinou R$ 380 mil ao programa. São 14 espetáculos de teatro, seis de dança e três de circo, que integrarão o programa Comunidade Escola, da Prefeitura de Curitiba, além de outras iniciativas da Fundação Cultural.

Os espetáculos teatrais escolhidos são: O Conto da Ilha Desconhecida (Pé no Palco Atividades Artísticas), Surpresa (Caçuarte Produções Artísticas), Tempo (Geane Silva), A Farsa de Mary Help (Cia Senhas de Teatro), Projeto Shakespeare para Crianças ? Sonho de uma noite de verão (Gerson da Silva Silveira), Aperitivos (Gabriel Gorosito), Surpresas na Árvore de Natal (Olga Romero), Snuff Games (Paulo Biscaia Filho), A Importância de Ser Prudente (Fabiana Gomes Porrat Reiner), Metamorphosis (Edson Bueno & Cia), Procura-se uma Estrela (Vão Livre Arquitetura e Artes), Psicose 4h48 (Marcos Aurélio Damaceno), Projeto Chaplin para Crianças ? Um mundo debaixo do meu chapéu (Simone Pontes) e "XIII!!! Cadê o Pingo do i ?!" (Ditirambo Eventos Culturais).

Na área de dança os selecionados são os seguintes: Andaluzes ? Espetáculo de Flamenco (Carmem Coronel Romero), Mobile (Carmem Lúcia Doretto Jorge), "Linhas + (-) Pêlo" (Stéphany Schuwinski), Allsense (Cintia Perola Napoli), Universo Elegante (Ana Paula Cavalli) e Cultura em Movimento (Lucicler de Oliveira França). Os espetáculos circenses aprovados são Diálogo Dentro de um Ser (José Geraldo da Silva), Viva Sorrindo (Sandro Antonio Santurio Streleski) e Circo Espalhafatos (JBA Produções e Promoções Artísticas). Cada um dos grupos realizará nove apresentações e uma oficina de artes cênicas dirigida à comunidade.

Linguagem cômica

A peça "A Farsa de Mary Help", que dá início ao programa Difusão em Artes Cênicas, tem uma linguagem cômica inspirada na Comédia Dell?Arte. Encenado pela Cia Senhas de Teatro, o espetáculo baseia-se no texto de Molière, "As preciosas ridículas" (1659), que brinca com os valores de uma sociedade fútil e espalhafatosa, encontrando reflexos na sociedade contemporânea e ressaltando a atualidade dos temas propostos.

Com cinco anos de existência e apresentações em teatros convencionais e espaços alternativos, a peça passou por reformulações e ganhou uma trilha sonora composta especialmente para o programa Difusão. O espetáculo combina a vitalidade e a leveza das comédias de rua com uma refinada crítica social. A proposta é conversar e refletir com a platéia, num encontro informal.

No elenco de "A Farsa de Mary Help" estão as atrizes Anne Celli, Greice Barros, Karina Pereira, Patrícia Saravy, mais o músico Ary Giordani, que atuam sob a direção de Sueli Araújo. O cenário é de Alfredo Gomes, sendo que Márcia Moraes responde pela maquiagem e direção de produção, tendo como assistente Cássia Damasceno.

A peça é mais uma realização da Cia Senhas de Teatro, que desenvolve desde 1999 um importante trabalho de pesquisa da linguagem cênica e sua aplicação em arte-educação. Entre os vários espetáculos da companhia estão "Alencar" (1999), "Tudo no Timing" (2001), "Devorateme" (2001), "Tartufo" (2002), "João and Maria" (2003), "Festas-Teatro no Rebouças" (2003), "Bicho Corre Hoje" (2004), "Não me deixe mentir" (2005) e "Vácuo" (2005).

Paralelamente à criação de trabalhos com qualidade técnica e reflexiva, o grupo procura uma dramaturgia que dialogue com o universo brasileiro. Dentro dessa linha, a Cia Senhas de Teatro irá realizar a oficina "A Comédia Dell?Arte e os Tipos Brasileiros", aberta à comunidade.

Serviço
Programa Difusão em Artes Cênicas
Peça "A Farsa de Mary Help", com a Cia Senhas de Teatro

Apresentações nos seguintes locais:

Escola Municipal Colônia Augusta (Rua Stanislau Selibrante nº 80 – Augusta CIC ? Fundos da Indústria Frimesa, próximo ao Caiuá, à direita no terminal) ? dia 29.09.05 (quinta-feira), às 15h, com entrada franca

Escola Municipal Jardim Europa (Rua: Emernegildo Bonati, 42 ? Vila São Pedro) ? dia 30.09.05 (sexta-feira), às 20h, com entrada franca

Voltar ao topo