Programa cultural extenso no litoral do Estado

Quem está de férias no litoral, além de aproveitar o sol e o mar, também encontra uma extensa programação cultural. Até o dia 13 de fevereiro serão 186 espetáculos, que incluem música, dança, teatro e filmes. Segundo o coordenador da 9.ª Regional de Cultura, Rogério Tonetti, a programação é toda voltada para a cultura do próprio Estado, em destaque o litoral. Todos as apresentações têm entrada gratuita.

No ano passado, veranistas de apenas três cidades puderam contar com a programação cultural: Morretes, Antonina e Pontal do Paraná. De acordo com Tonetti, a promoção deu tão certo que este ano resolveram estender para os outros municípios do litoral: Guaratuba, Matinhos, Guaraqueçaba e Paranaguá.

Rogério explica que a programação foi escolhida pelas secretarias de cultura das próprias cidades, que optaram por valorizar a cultura local. Os artistas estão se revezando entre os municípios. ?As pessoas estão tendo a oportunidade de conhecer artistas de cidades vizinhas.?

Um dos grupos mais tradicionais a se apresentar é o de seresta Cantos do Mar, de Matinhos, que  anda pelas ruas da cidade cantando canções antigas, emocionando principalmente os mais velhos. A programação privilegia todas as idades e as crianças também não ficaram de fora. O grupo de teatro de bonecos Calçada di Verso, faz a alegria dos pequenos. Eles se apresentam em Antonina, Morretes, Guaratuba e Matinhos.

O fandango também ganha espaço. Os turistas poderão assistir a apresentações de grupos de várias cidades. Um dos mais aguardados é o baile de fandango em Guaraqueçaba, encontro da Família Pereira, da própria ilha, e o grupo Flamulos de Bonifrates, de Cananéia, litoral de São Paulo.

Vários documentários também serão exibidos. Entre eles, o que conta a história dos cantores Nho Berlarmino e Nhá Gabriela. Os espetáculos são todos gratuitos. A programação pode ser conferida no site www.seec.pr.gov.br.

Voltar ao topo