Profissional das ilusões festeja seu dia

O mágico, que fascina e encanta os olhos dos espectadores com efeitos ilusórios, comemora hoje o seu dia. O profissional cativa fãs de todas as idades com o trabalho que desenvolve para que as suas mãos tornem-se mais rápidas do que o olho, criando a ilusão de realizar o impossível. No Estado, segundo o presidente do Clube dos Mágicos do Paraná (Magipar), Antenor Delfino Bonifácio, existem vinte profissionais trabalhando na área.

Para Valdemiro Bordenowski, considerado o mágico mais antigo do País, há 60 anos na profissão, a arte da boa magia está na habilidade e na capacidade de persuadir os espectadores, que não conseguem explicações lógicas para aquilo que vêem. “Os olhares fascinados e encantados do público depois de uma mágica fazem desta profissão a minha vida, apesar das dificuldades financeiras”, afirma.

Apesar da desvalorização dos profissionais no mercado brasileiro, ainda existe interesse da nova geração em dar continuidade à arte. Um bom exemplo disso, é a paranaense Débora Louise de Almeida da Silva, que, com apenas 9 anos de idade, já é considerada a mais jovem mágica do País. Segundo Anderson Adálton da Silva, mágico há nove anos e pai de Débora, o interesse da menina surgiu desde os 7 anos de idade e não tem previsão para acabar. “Ela diz que quer morrer fazendo mágica e vou continuar dando apoio enquanto ela quiser fazer”, garante.

Padroeiro

São João Bosco, também conhecido como Dom Bosco, é considerado o padroeiro da arte mágica. Ele revolucionou o modo de ser padre do seu tempo. Nasceu em 1815, em Turim, na Itália.

De uma família de agricultores, aos 2 anos perdeu o pai. Sua mãe, Margarida Occhiena, educou-o na religião e no trabalho. Aos 9 anos, teve um sonho no qual anteviu sua futura missão de educador da juventude pobre e abandonada. Quando criança, João já se ocupava em dar aula de catecismo aos colegas e para atrair mais facilmente novos alunos aprendeu a fazer mágica e espetáculo de circo. Lutando contra as dificuldades da vida pobre, ordenou-se como sacerdote em 1841.

Para atender os jovens, Dom Bosco foi cercando-se de colaboradores da própria juventude. Fundou o Oratório de São Francisco de Sales e, a partir dele, diversas instituições de ensino. Com eles organizou uma sociedade religiosa ? a Congregação Salesiana ? aprovada em Roma em 1873. Várias obras foram fundadas na Itália e no exterior por meio de missionários salesianos.

Ao falecer no dia 31 de janeiro de 1888, sua congregação já tinha se espalhado por diversos países da Europa e das Américas. No Brasil, os salesianos chegaram em 1883, no Rio. Foi canonizado em 1934.

Voltar ao topo