O Andante é um programa semanal de entrevistas com bandas e artistas da música brasileira. Diversos gêneros musicais, como o samba, o choro, a bossa nova, a música eletrônica, o rock, são tratados de uma maneira jovem e educativa.

O cenário muda a cada semana. O programa acontece onde o músico costuma ir, os lugares que ele freqüenta, em sua própria casa com acervo de discos, fotos, ou até mesmo a praia, caminhando. Apresenta um formato livre, estilo "câmera na mão" e dinâmico, com 30 minutos de duração. Em cada edição, são utilizadas inserções de vídeo clipes, imagens de shows, fotografias e animações. 
 
Os primeiros programas são com entrevistados como o sambista Osvaldo Pereira, que ganhou o Prêmio Sharp de revelação na categoria samba e tem dois discos gravados de maneira independente. O grupo Eddie, de Olinda, que existe há 16 anos e nasceu junto com o movimento manguebeat, Mundo Livre S/A, Chico Science e Nação Zumbi, também é uma das atrações. A pauta também mescla grupos de expressão dentro do cenário da música brasileira como a banda Pato Fu, que cativa um público jovem. O Andante caminha pelo universo musical de Rogê, ícone do samba-rock carioca, além de uma orquestra de jovens instrumentistas que estão fazendo sucesso no Brasil e no exterior, também com disco gravado de maneira independente, a Itiberê Orquestra Família. Este é o objetivo do Andante, descobrir os cantos da música brasileira de forma educativa, inteligente e descontraída.

O Andante é produzido pela Coordenadoria de Programas de TV do Centro de Tecnologia Educacional da UERJ e será transmitido pela UTV, canal 16 da Net, às terças-feiras, 21h, com reprise aos sábados 16h.

Equipe:
Direção e apresentação – Priscila Geha Steffen
Produção – Karla Candeia
Roteiro – Guilherme Sarmiento
Estagiária –  Priscila Lacerda
Coordenação Geral – Vanessa Lauria
Direção CTE – João Pedro Dias Vieira
Realização – CTE/ SR-3 / UERJ