A partir de abril, grandes nomes do cinema e TV nacional participam do primeiro curso especializado da Faculdades Curitiba em produção e direção de documentários cinematográficos oferecido em Curitiba. Originalmente previsto para o segundo semestre do ano passado, o curso acabou sendo adiado para 2006. Entre os artistas convidados estão: Suzana Amaral, Carlos Gerbase, Elisa Tolomeli, Daniel Rezende, Gregório Basic, Douglas Salgado, Lívio Tragtemberg, Sérgio Silveira, Consuelo Lins e Ugo Giorgetti.

Formada a partir de uma agenda de horários lotada de compromissos dos especialistas convidados, a equipe de professores é premiada nacional e internacionalmente. Segundo o professor Victor Folquening, um dos coordenadores do curso de pós-graduação, com o reaquecimento do mercado cinematográfico brasileiro, os profissionais são disputadíssimos em todo o país. A intenção é oferecer produção de documentário com técnica de cinema na prática, por isso o curso mescla alguns doutores em linguagem e história com profissionais experientes. "O mercado para o documentário está crescendo todo ano, tanto para TV como para o cinema, o que nos fez perceber que ainda há uma lacuna muito grande no ensino dessa especialidade", avalia José Nachreiner Júnior, que também coordena o projeto.

Uma das estrelas do curso é Suzana Amaral, diretora do cult A Hora da estrela (1984), baseado no romance de Clarice Lispector. Mestre em direção de cinema pela Universidade de Nova York e diplomada pelo mítico Actors Studio, Amaral tem vários prêmios como documentarista e roteirista, além de dirigir campanhas publicitárias famosas do Bradesco, Citibank, IBM, entre outros. Gregório Bacic ficou famoso com o documentário Retrato de Classe, exibido pelo Globo Repórter. Autor literário, hoje é diretor do programa Provocações, apresentado por Antonio Abujamra e exibido pela TV Cultura.

As inscrições vão até o dia 18 de março. Início das aula dia 31 de março. Pré-requisitos: comprovante de graduação no ensino superior e aprovação do curriculum vitae. Mais informnações pelos telefones (41) 3213-8700 ou 0800-418887.