Premiação encerra o 2º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino

A premiação do 2º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino será entregue nesta quinta-feira (11) às 20h30, no Auditório Poty Lazarotto do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Os longas-metragens brasileiros Querô, Esses Moços e Jardim Ângela, além do venezuelano O Último Bandoneón, do argentino O Fundo do Mar e do boliviano American Visa, concorrem ao Prêmio Araucária de Ouro nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Música Original. Dezenove curtas concorrem a Melhor Filme e Melhor Diretor.

O evento de premiação terá a presença de autoridades e de personalidades do cinema nacional, como os cineastas Evaldo Mocarzel, Zelito Viana, Gustavo Dahl, Jom Tob Azulay e Roberto Farias e das atrizes Cláudia Alencar e Lu Grimaldi, além de convidados internacionais, como os diretores Pascal Privet, Adriano Aprá e Alejandro Sanderman.

Os vencedores das categorias Melhor Diretor de Longa-Metragem e Melhor Diretor de Curta-Metragem receberão prêmios no valor de R$ 10 mil e R$ 4 mil, respectivamente. O troféu foi criado pela artista plástica Janet Mehl e faz referência ao pinheiro que é o símbolo do Paraná. O melhor filme estrangeiro será agraciado com o Prêmio Canal Brasil, que consiste na exibição no canal; e há ainda o Prêmio Popular de Melhor Filme, escolhido pela platéia.

As personalidades que contribuíram para a cultura nacional receberão o Prêmio Valêncio Xavier, uma homenagem a um dos nomes mais representativos da cultura paranaense que se destacou no jornalismo, na televisão, no cinema e também na literatura.

A programação do último dia do Festival, que termina nesta quinta-feira (11), inclui às 14h, um Fórum de Debates sobre a cultura do Oriente e do Ocidente por meio do cinema, com a participação de Fernando Severo (diretor), Gehad Ismail Hajar (membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), Jom Tob Azulay (diretor e diplomata), Zelito Viana (diretor e produtor), além do convidado internacional Pascal Privet (diretor francês, presidente do Rancontre de Cinema Manosque).

O filme oriental, Attente (Espera), de Rashid Masharawi, será exibido em sessão hours concours às 19h. Selecionado para os festivais de Veneza e Toronto em 2005, o filme mostra a busca de um cineasta por atores para filmar na Palestina. Ao realizar testes em campos de refugiados, ele pede para que os atores manifestem o que melhor caracteriza os seus destinos: a espera.

Voltar ao topo