Os índios caigangues realizaram um ritual, chamado Kikiloe, para consagrar a inauguração do espaço multicultural indígena no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, na manhã desta segunda-feira (12). ?Nós temos agora uma referência física da cultura, da educação e da história dos índios aqui no nosso Estado, que estão presentes na nossa linguagem, no nosso genoma, na nossa forma de ser?, afirmou o secretário para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira.

A inauguração do espaço faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Sanepar, Celepar e pelas secretarias da Educação, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e de Assuntos Estratégicos.

O local é composto por um observatório guarani, utilizado pelos índios na medição do tempo e das estações do ano, e por ocas das etnias xavantes e caigangues, que estavam em exposição na 8.ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP8) e a Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3).

Para o diretor do Parque Newton Freire Maia, Sérgio Antônio Barreto de Faria, esse tipo de ação conscientiza as novas gerações ?para a importância do meio ambiente na melhoria das condições de vida e na recuperação das culturas primitivas de nossa terra?. ?Esse espaço, em uma área de preservação ambiental, vai ajudar os povos indígenas a recuperar a sua dignidade?, comentou.

O presidente do Comitê Intertribal, Marcos Terena, proferiu a palestra ?Pensar Indígena? para os participantes do evento, que puderam também ver a exposição de fotografias das comunidades indígenas de Karajá, Bororo e Xavante, localizadas no Mato Grosso e em Goiás. As fotos foram feitas pelo paulista Roberto Guglielmo. ?É a primeira vez que o Paraná promove a integração das culturas indígenas, voltada para educação ambiental e para a superação dos preconceitos, originados justamente devido à falta de convivência ao longo do tempo?, comentou Terena.

Estavam presentes estudantes e professores da Escola do Meio Ambiente, alunos de instituições da Região Metropolitana de Curitiba, e representantes dos núcleos de educação, e da comunidade indígena.

O Parque Newton Freire Maia (http://www.parquedaciencia.pr.gov.br) está aberto ao público de terça a sábado, das 8h às 17h. A visita deve ser agendada pelo (41) 3666-6156. Todas as visitas são monitoradas. Não é autorizada a entrada de crianças abaixo de sete anos. A entrada é franca.