A violenta disputa pelo poder do narcotráfico nos morros cariocas ainda impressiona os internautas que, em consulta realizada pelo portal www.estadao.com.br, elegeram Cidade de Deus como o melhor filme da retomada do cinema brasileiro. De um total de 3.482 votos, o longa dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund recebeu 833, aproximadamente 24% do número absoluto. Em segundo lugar ficou Auto da Compadecida, de Guel Arraes, lembrado por 435 votos (12,5%) e seguido de perto por Central do Brasil, de Walter Salles, que recebeu 405 (11,6%).
“Não conheço todos os filmes da retomada brasileira, mas a escolha do público reflete a importância de Cidade de Deus, comenta Simon Channing Williams, produtor inglês de The Constant Gardener, o novo filme de Meirelles, cujo primeiro corte ficou pronto. “O filme tornou-se uma referência mundial não apenas sobre um aspecto da realidade brasileira, mas também do caminho tomado por sua cinematografia.
As classificações de Auto da Compadecida e Central do Brasil confirmaram, por outro, o impacto que eles provocaram no público a partir de novas tendências. Inspirado na peça de Ariano Suassuna, o Auto foi inicialmente um trabalho realizado por Guel Arraes para a televisão como minissérie, recebendo um novo tratamento quando transposto para a tela grande. Ainda assim, permaneceu a estética televisiva que não apenas marcaria os trabalhos seguintes de Arraes (Caramuru – A Invenção do Brasil e, principalmente, Lisbela e o Prisioneiro).
A enquete promovida pelo site do Estadão mostrou ainda que a proximidade de tempo não influi tão decisivamente nos votos dos internautas. Assim, se filmes exibidos recentemente foram devidamente lembrados (caso de Olga, que recebeu 355 votos, e até Cama de Gato, de Alexandre Stockler, que teve um reduzido número de cópias, mas ganhou 1 voto), outros, mais antigos, também figuram na votação final com expressiva participação.


