Poética da Matéria em Berlim

Ao completar 50 anos de vida artística no Paraná, Fernando Velloso expõe na Alemanha, com vernissage no dia de hoje, na Embaixada do Brasil, em Berlim. Antes de seguir em viagem, ele disse estar emocionado com a homenagem que se soma à prestada pelo Museu de Arte Contemporânea, que ele criou no governo de Paulo Pimentel.

Fernando Velloso e a Poética da Matéria, mesma exposição realizada no MAC, é composta de dezoito obras de grande formato, produzidas nos últimos cinco anos. O crítico de arte Fernando Bini no texto de apresentação da mostra afirma: “Fernando Velloso tem a consciência clara que o espaço da tela não é um espaço de ilusão, ele é espaço de inscrição, de linguagem, de transformação da natureza vivida e sentida em pintura”.

O convite para o vernissage é assinado pelo embaixador José Artur Denot Medeiros e pelo diretor do Instituto Cultural Brasileiro na Alemanha, Tiago de Oliveira Pinto, que viabilizou a exposição com os recursos da Lei de Incentivo à Cultura.

Fernando Velloso é uma presença permanente no cenário cultural paranaense desde o início dos anos cinqüenta, tendo participado desde então em mais de trezentas exposições coletivas e salões de arte em diversas cidades brasileiras bem como no exterior, além de inúmeras mostras individuais.

Entretanto, quando se completam 50 anos dos seus 75 anos dedicados à cultura, vê o MAC desativado.

Artistas, atenção

Termina nesta sexta-feira o último prazo das inscrições para os “Projetos Exposições 2003”. Em Curitiba, os artistas se candidatam a ocupar o espaço da Galeria da Caixa, Rua Conselheiro Laurindo, 280. Artistas ou produtores interessados em apresentar projetos para exposições individuais ou coletivas nos Conjuntos Culturais da Caixa em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, deverão inscrever-se mediante o envio de dossiê e ficha de inscrição.

Os paranaenses poderão obter as fixas e fazer a entrega em dois endereços: Rua José Loureiro, 195, e Conselheiro Laurindo, 280.

Voltar ao topo