Planejamento urbano em discussão

?Planejamento, patrimônio e a formação da memória em Curitiba? é o tema da palestra do professor Magnus Roberto de Mello Pereira, convidado para participar da 15.ª edição do projeto ?Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural?. O encontro acontece hoje, às 18h, na Casa Romário Martins.

Professor e coordenador do curso de História da Universidade Federal do Paraná, Magnus Roberto Pereira falará sobre o impacto dos processos de planejamento urbano sobre a cidade, especialmente na região histórica de Curitiba. Magnus Pereira tem muitos trabalhos sobre esse tema. É doutor em História Urbana pela Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado na Universidade de Coimbra. Integra o Cedope – Centro de Documentação e Pesquisa de História dos Domínios Portugueses, onde se dedica ao estudo da história do Paraná no período colonial, à memória das ciências do Brasil Colônia e à tradição urbanística de Portugal e suas colônias. É autor de diversas obras sobre essa tradição.

Magnus Pereira também foi coordenador geral de Política Cultural do Ministério da Cultura. Trabalhou ainda no Museu da Imagem e do Som e no Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), onde coordenou o projeto História da Indústria do Paraná.

O projeto ?Hora da Prosa? é realizado pela diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, com o objetivo de promover o debate, a troca de idéias e a divulgação de questões ligadas ao patrimônio histórico e cultural em Curitiba e no Paraná. Os palestrantes são profissionais e especialistas dessa área, que apresentam projetos, estudos ou trabalhos técnico-científicos, discutem propostas e soluções, fomentam o debate, orientam políticas de gestão e difundem conhecimentos sobre temas relacionados à memória, à história ou aos bens culturais.

O programa é aberto a historiadores, arquitetos, estudantes e a todos os interessados no tema da preservação do patrimônio. Este ano já foram realizados outros dois encontros com o sociólogo Danilo Miranda, diretor do Sesc São Paulo, e com o arquiteto Salvador Gnoato.

Serviço:

Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio, com o historiador Magnus Roberto de Mello Pereira. Hoje, às 18h, na Casa Romário Martins, Largo da Ordem, 30. Entrada franca.

Voltar ao topo