Pirandello por inteiro

A Editora Berlendis & Vertecchia coloca no mercado o segundo volume de Dona Mimma, dando continuidade assim ao projeto de publicar a importante obra de Luigi Pirandello: Novelle per un anno (Novelas para um ano). Projeto de um fôlego monumental, esta ambiciosa coleção, iniciada em 1922, queria recolher toda a produção novelística do autor, que a idealizara, inicialmente, em único volume. Motivos editoriais a levaram a ser dividida em 24 tomos. Cada volume conteria 15 narrativas, perfazendo um total de 360 novelas. Pirandello só chegou a publicar os primeiros 14 volumes em vida. Dois volumes adicionais foram editados após sua morte: o décimo quinto, Una Giornata, em 1937; e o décimo sexto, Appendice, contendo obras que ainda não tinham sido incluídas na coleção.

Donna Mimma foi publicado originalmente em 1925. À exceção de Banco sob um velho cipreste e Restos Mortais, todas as novelas já haviam sido publicadas na coletânea Un cavallo nella luna, Milão, Treves, 1918. Além disso, todas – excluindo-se Quando se compreende – já haviam sido publicadas anteriormente em revistas e jornais italianos.

A Berlendis & Vertecchia publicará todos os 16 tomos no desenvolvimento da sua coleção Letras Italianas, dedicada à grande literatura italiana do século XX. Seus livros procuram apresentar autores pouco conhecidos dos leitores brasileiros ou obras ainda inéditas em português de escritores reconhecidos, como é o caso deste volume de Pirandello. Além das traduções cuidadosas, encomendadas a especialistas em língua e literatura italiana, cada volume apresenta um ensaio especialmente preparado para situar a obra e o autor no cenário literário italiano e europeu.

As edições foram feitas em papal especial e acabamento refinado e contam com ilustrações de artistas plásticos brasileiros contemporâneos, como Maria Alice Gonzales para Dona Mimma.

Voltar ao topo