Pintura naif em bienal

O Sesc Piracicaba realiza a VI Bienal Naïfs do Brasil, com o objetivo valorizar e revelar o que de mais significativo está sendo realizado pelos artistas naïfs ou ingênuos das mais distantes e diversificadas regiões do País. O Paraná participa com Suene Oliveira Santos, entre os 43 artistas selecionados de 200 inscritos de 19 Estados.

Para selecionar as 70 obras, o Sesc contou com um júri composto por nomes que possuem profundo conhecimento sobre o assunto como Lélia Coelho Frota, crítica de arte, escritora e antropóloga, Ra-dha Abramo, organizadora de várias mostras de arte como Bienais de São Paulo e Veneza, e Antônio do Nascimento, que desde 1986 se dedica a difundir o trabalho dos artistas naïfs.

A VI Bienal Naïfs do Brasil expõe também 160 obras de gênios do gênero, como José Antônio da Silva, Eliza Mello, Heitor dos Prazeres, Chico da Silva, Maria Auxiliadora, Agostinho Batista de Freitas, Rosina Becker do Valle, J. Coimbra, Neuton Andrade, Mirian, Edson Lima, Alcides Santos, Antônio Poteiro, Iracema Arditi, Waldomiro de Deus, Elza O.S., Isabel de Jesus, Gerson de Souza, Ivonaldo de Melo, Henry Vitor, J. Rissin, José Luiz S., Zizi Sapateiro, Iaperi Araújo, entre outros.

Através dos trabalhos expostos é possível ver um Brasil com infinita capacidade criativa e a aptidão do artista nacional para representar a si mesmo. A força das tradições populares estende-se ao longo dos anos e pode ser vista através de festas, encontros e aspirações, retratada em cores vivas e uma sofisticada simplicidade. As imagens dizem do cotidiano, da natureza, de brincadeiras e crenças que se espalham país afora e têm, em grande parte, se perdido perante a força da comunicação voltada para o consumo.

Além de ser o berço da Bienal Naïfs, a cidade de Piracicaba é o mais importante centro de folclore de São Paulo, por sua riqueza em tradições cultural e popular.

***

Visitação até 9 de março próximo, de terça a sexta das 10h às 21h30, fim de semana e feriados das 9h às 17h30. Entrada franca. O Sesc fica à Rua Ipiranga, 155. Fone (19) 3434-4022.

Voltar ao topo