Foto: Divulgação

O Brasil de Pierre Verger: trabalhos do fotógrafo francês que estarão na exposição, na maioria são inéditos.

O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre hoje, às 19h, a exposição O Brasil de Pierre Verger com exibição de 290 fotografias do artista e viajante francês radicado em Salvador. Com curadoria de Alex Baradel e acervo da Fundação Pierre Verger, a mostra sinaliza os dez anos da morte do fotógrafo e os 60 anos em que viveu intensamente na Bahia. Das imagens que serão exibidas, 70% são inéditas. Um filme e atividades educacionais interativas complementam o evento de artes visuais em cartaz até 26 de março. O patrocínio é da PricewaterhouseCoopers.

O Brasil de Pierre Verger segue para o MAM do Rio de Janeiro (de 30 de maio a 15 de julho) e o MAM de Salvador (em cartaz de 6 de agosto a outubro).

A exposição enfatiza a relação afetuosa de Pierre Verger (1902-1996) com o país e, em especial, a profunda pesquisa visual da cultura e religião baiana, pela qual esteve envolvido até os últimos anos de vida. As fotografias foram produzidas nos anos 50 e, segundo o curador, a exposição não pode ser considerada uma retrospectiva.

O curador organizou a exposição em torno de seis núcleos: Manifestações populares, Arte e artesanato, Cotidiano, Atividades profissionais, Sertão/Fé e Cultos Afro-brasileiros. Para a compreensão dos segmentos, foram criados 18 aspectos temáticos recorrentes no olhar de Pierre Verger. A maior quantidade de fotografias está concentrada no tema dos cultos religiosos. A exposição exibe ainda um filme com duração cerca de 30 minutos e trilha sonora a partir da edição de 600 fotografias realizadas por Pierre Verger. No espaço interativo, a curadoria coloca à disposição seis computadores para que o público possa pesquisar por conta própria a vasta produção do artista, hoje conservada na Fundação Pierre Verger. O espectador pode acessar ainda documentários, gravações sonoras, documentos iconográficos, bibliografias e textos de vários autores de projeção como de Gilberto Freyre, Roger Bastide, Jorge Amado, Darcy Ribeiro e outros.

Serviço:
Exposição: O Brasil de Pierre Verger, curadoria de Alex Baradel
Local: Grande Sala
Abertura: 15 de fevereiro de 2006, às 19 horas
Visitação: de 16 de fevereiro a 26 de março de 2006
Endereço: Parque do Ibirapuera, s/n – Portão 3 tel (11) 5549-9688
Horários: terças a domingos e feriados, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 5,50 (estudantes com carteirinha pagam meia)

Sócios do MAM, crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos não pagam entrada. A entrada é franca aos domingos, durante todo o dia estacionamento gratuito no local.