Piano, cordas e sopros em espetáculo

O Canal da Música será palco hoje para um concerto de professores da Oficina de Música de Curitiba. A primeira parte do espetáculo reúne os instrumentistas Yuriy Rakevich (violino), Pjotr Meshvinski (violoncelo) e Olga Kiun (piano), que interpretam obra de Piotr Tchaikovsky (1840 1893). O programa completa-se com a execução da obra Noneto, do compositor alemão Franz Lachner, com a participação de professores de instrumentos de sopro.

A composição de Tchaikovsky para piano, violino e violoncelo, em Lá menor Op. 50, ganha brilho especial na apresentação de músicos com destaque mundial. O violinista russo Yuriy Rakevich atuou como solista de orquestras em vários países, tendo integrado o Quarteto Tchaikovsky, no México, além de apresentar-se em recitais com o pianista Alexander Bloch, na Alemanha. Atualmente, desenvolve trabalho com a Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp) e é membro do Quarteto Glazunov.

O violoncelista russo Pjotr Meshvinski revelou o talento musical aos 11 anos de idade, estudando no Conservatório Tchaikovsky. Sua carreira internacional registra solos de violoncelo na Soviet-American Youth Orchestra, dirigida por Zubin Mehta e Leonard Slatskin, e na Orquestra Alemã Soviética, com Valery Gergiev. Vivendo desde 1991 em Hamburgo (Alemanha), Meshvinski é um dos fundadores do St. Petersburg Virtuosen, onde atua também como diretor artístico, desenvolvendo características especiais para música de câmara.

Com um repertório que abrange desde os compositores do século XVII aos contemporâneos, a pianista Olga Kiun esteve na Romênia, Búlgaria, Polônia, Uruguai e Peru, apresentando-se pela primeira vez no Brasil em 1991. Atuou como solista nos mais conceituados grupos do País, entre eles as orquestras sinfônicas do Paraná, de Porto Alegre, de Campinas e de São Paulo, além da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Nova Filarmônica (SP) e Camerata Antiqua de Curitiba.

Sopros

O Noneto de Franz Lachner, obra destinada a instrumentos de sopro, será apresentado por professores que desenvolvem carreira internacional. Entre eles estão a norte-americana Carol Wincenk (flauta), os ingleses Peter Apps (oboé) e Jonathan Luxton (trompa), o francês Etienne Lamaison (clarinete) e o brasileiro Francisco Formiga (fagote).

Serviço:

24.ª Oficina de Música de Curitiba. Canal da Música: Rua Júlio Perneta, 695. Hoje, às 20h.

Ingresso a R$ 10,00.

Ingresso solidário a R$ 5,00 e uma lata de leite em pó ou 1 kg de alimento não perecível.

Voltar ao topo