A pianista curitibana Renata Bittencourt, de 23 anos, quer mostrar no Brasil tudo o que está aprendendo na França. A artista, que vive em Paris e estuda no “Conservatoire 93 d’Aubervilliers”, pretende realizar uma turnê pelo País em 2010, passando por vinte cidades brasileiras.

continua após a publicidade

Renata tem um projeto inscrito na Lei Rouanet e, com as apresentações, pretende obter ajuda para manter os estudos na Europa. Mas a pianista precisa de patrocínio para a turnê brasileira.

“Na Europa, tenho gastos com moradia e alimentação. É muito complicado ter que estudar e trabalhar ao mesmo tempo e minha família não tem condições de me manter lá. Realizando a turnê, terei mais tempo para me dedicar aos estudos”, explica.

Ela pretende passar por diversas cidades do sul do Brasil, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No repertório música brasileiras, com canções de Villa Lobos, Camargo Guarnieri, Almeida Prado e padre José Penalva. “Escolhi um repertório bem acessível ao público e gostoso de ser ouvido”, conta.

continua após a publicidade

Renata começou a estudar piano aos 11 anos. No ano de 2008 concluiu o curso de bacharelado da escola de Belas Artes, em Curitiba, passando a dar aulas de música. No último mês de setembro, realizou os testes para ingresso no “Conservatoire 93 d’Aubervilliers”. Foi aprovada e começou a estudar nas semanas seguintes. O curso tem duração variável de dois a quatro anos, dependendo do desempenho de cada aluno.

“Ainda não sei se vou ficar na Europa ou voltar para o Brasil depois que concluir os estudos. Paris é um lugar excelente para música, onde existem muitas oportunidades de trabalho, embora a concorrência seja grande. Por outro lado, tenho vontade de voltar ao Brasil e poder transmitir tudo o que aprendi na Europa”, afirma.

continua após a publicidade