Petrobras anuncia patrocínios para projetos culturais

A Petrobras anuncia na próxima terça-feira os 166 projetos culturais selecionados em concorrência pública, a serem executados nos próximos 18 meses, num investimento de R$ 60 milhões, com recursos da Lei Rouanet. De um total de 3.736 propostas inscritas, 2.229 cumpriram os regulamentos. Dois terços dos candidatos a financiamento estão na região Sudeste (1.493 ou 67%), seguida pelo Sul (276 ou 12%), Nordeste (266 ou 12%), Centro-Oeste (155 ou 7%) e Norte (39 ou 2%). A área de música teve o maior número de propostas: 504 ou 22,6% do total. Houve ainda 265 filmes de longa metragem candidatos a até R$ 1 milhão de financiamento, sempre pela Lei Rouanet.

“Por decisão da direção da empresa, só usamos este recurso legal, embora a BR Distribuidora tenha financiado boa parte dos filmes da retomada do cinema pela Lei do Audiovisual. Também não recorremos a leis de incentivo à cultura estaduais ou municipais”, explicou a gerente de patrocínio da estatal, Eliane Costa. No início de 2003, a BR Distribuidora anunciou que tinha suas verbas do setor comprometidas até 2005 e não aceitaria mais propostas de financiamento, mas Eliane dá outra versão. “A Petrobras unificou os patrocínios das duas empresas.”

A concorrência foi lançada em novembro de 2003, com o título de Petrobras Cultural. Metade dos R$ 60 milhões vai para o audiovisual, da produção (que recebeu R$ 23 milhões) à exibição (R$ 2 milhões para lançamentos e R$ 5 milhões para criação de salas). “Há ainda projetos contratados em andamento e os grupos convidados, como os grupos Corpo e Galpão e a Orquestra Petrobras Pró-Música. Para estes, temos R$ 20 milhões. Ao todo, são R$ 80 milhões para investir em cultura em 2004”, enumerou Eliane.

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